Chama-se redondilha o recurso poético que estabele versos de cinco ou sete sílabas poéticas. Os versos que possuem cinco sílabas poéticas são chamados de redondilhas menores, já os que possuem sete sílabas são redondilhas maiores.
Os versos mais tradicionais em Língua Portuguesa são os que variam de duas (dissílabos) a doze sílabas poéticas (dodecassílabo), com destaque para os versos de cinco, sete, dez e doze silabas poéticas.
Classificação das Estrofes
De acordo com a quantidade de versos agrupados num poema, a estrofe recebe as seguintes denominações: Monóstico: estrofe formada por um verso. ... Quarteto ou Quadra: estrofe formada por quatro versos. Quintilha, Quinteto ou Pentástico: estrofe formada por cinco versos.
Segundo a métrica de cada verso, a estrofe pode ser: Estrofes simples: poema composto de versos que possuem a mesma medida. Estrofes compostas: poema que agrupa versos de medidas diferentes. Estrofes livres: poema com agrupamento de versos sem rigor métrico.
Assim, o verso, isto é, cada linha de um poema, pode ser monossílabo, dissílabo, trissílabo, tetrassílabo, pentassílabo (redondilha menor), hexassílabo, heptassílabo (redondilha maior), octossílabo, eneassílabo, decassílabo, hendecassílabo, dodecassílabo (alexandrino) ou bárbaro.
23 curiosidades que você vai gostar
Segundo o número de versos presentes em cada estrofe, temos:Monóstico: estrofe de 1 verso.Dístico: estrofe de 2 versos.Terceto: estrofe de 3 versos.Quarteto ou Quadra: estrofe de 4 versos.Quintilha: estrofe de 5 versos.Sextilha: estrofe de 6 versos.Septilha: estrofe de sete versos.Oitava: estrofe de 8 versos.
Na literatura, o verso representa a linha do poema enquanto a estrofe é o nome dado ao conjunto de versos. O refrão ou estribilho são os versos que se repetem no final das estrofes. As rimas são efeitos produzidos pelas poesias por meio da aproximação sonora entre as palavras ou expressões.
Tipos de poemaPoema épico (ou narrativo) está centrado em figuras míticas ou heroicas, por exemplo, as fábulas;Poemas dramáticos são aqueles escritos para serem encenados, por exemplo, as tragédias;Poemas líricos descrevem os sentimentos e pensamentos do poeta, por exemplo, os sonetos.
Poema é um gênero textual (forma de redação) geralmente escrito em versos e estrofes. Sua finalidade é expressar algum sentimento, emoção ou pensamento. A palavra "poema" deriva do verbo grego "poiéo", que significa "fazer, criar, compor".
No sentido etimológico, poesia vem do grego poiesis, que pode ser traduzido como a atividade de produção artística ou a de criar ou fazer. Com base nisso, a poesia pode não estar só no poema, mas também em paisagens e objetos. ... Já o poema também é uma obra de poesia, mas que usa palavras como matéria-prima.
Que tem versos de dez sílabas (ex.: poema decassílabo). 3. Palavra ou verso com dez sílabas.
A escansão é o exercício de contar as sílabas poéticas que compõem os versos de um poema, geralmente para conferirmos sua métrica e podermos classificá-lo ou não em um poema de forma fixa, como soneto, ode, balada, etc.
É denominada métrica a medida do verso de uma poesia. Ao estudo da medida de cada verso é dado o nome de metrificação, e, à prática das contagem das sílabas poéticas é chamada de escansão, que ocorre de forma auditiva, diferente do sistema praticado na escrita gráfica, onde impera a contagem simples das sílabas.
As definições da contagem dos versos variam de acordo com a quantidade de sílabas poéticas, podendo ser:1 sílaba: verso monossílabo.2 sílabas: verso dissílabo.3 sílabas: verso trissílabo.4 sílabas: verso tetrassílabo,5 sílabas: verso pentassílabo, mais conhecido como redondilha menor.6 sílabas: verso hexassílabo.
Os gêneros textuais são as classificações usadas para determinar os textos de acordo com suas características em relação a um contexto. O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. ... Assim, os gêneros textuais exercem uma função social dentro de um processo de comunicação.
Ritmo: é a sucessão de tempos fortes e fracos que se alternam com intervalos regulares. No verso, o ritmo é formado pela sucessão de unidades rítmicas resultantes da alternância entre sílabas acentuadas (fortes) e não-acentuadas (fracas); ou entre sílabas construídas por vogais longas e breves.
O uso da linguagem verbal e não-verbal, ausência de verso e estrofe, ausência do eu lírico e os aspectos geométricos são uma de suas principais características.
Os poemas de formas fixas são poesias do gênero lírico. Eles seguem sempre a mesma regra segundo a quantidade de versos, estrofes e o esquema de rimas.
...
Poemas de Forma FixaSoneto. Um dos mais conhecidos poemas de formas fixas é o soneto. ... Trova. ... Balada. ... Rondó ... Sextina. ... Haicai.
Poesia é um gênero literário caracterizado pela composição em versos estruturados de forma harmoniosa. É uma manifestação de beleza e estética retratada pelo poeta em forma de palavras. No sentido figurado, poesia é tudo aquilo que comove, que sensibiliza e desperta sentimentos.
São linhas de um poema
Os versos podem dar ritmo, melodia e métrica a uma poesia podendo ser classificados de acordo com o número de sílabas métricas ou sílabas poéticas. A frase "Vou-me embora pra Pasárgada" é um verso, assim como "Lá tenho a mulher que eu quero" é outro verso.
O que é Estrofe:
Ela é a estrutura que representa um conjunto de versos que correspondem a uma linha do texto poético. Para os estudos da poesia moderna, as estrofes são definidas como cada seção que constituem um poema. ... Ou seja, o verso corresponde a uma linha do poema, que pode ser rimado ou não.
O que é são rimas: Rimas são repetições de sons vocais ou consonantais (ou os dois combinados) que acontecem em intervalos regulares dentro de um texto. Trata-se de um recurso sonoro bastante usado por poetas. ... Os dois versos do meio também rimam, já que ambos terminam com sons iguais: “sente” e “descontente”.
O verso corresponde a cada uma das linhas formam um poema. Já a estrofe é um conjunto de versos com sentido completo. O verso é o elemento que define a poesia, por oposição à prosa. Versos livres (irregulares) são aqueles que não possuem o mesmo número de sílabas no poema, que não seguem uma restrição métrica.
Se você quer publicar ebook com suas poesias, siga as nossas dicas:Tenha um objetivo em mente. O primeiro passo para escrever um bom poema é ter um objetivo. ... Expresse o seu tema. ... Não seja clichê ... Não seja melodramático. ... Estimule todos os sentidos. ... Use figuras de linguagem. ... Não use palavras abstratas. ... Saia da caixinha!
Como fazer uma reclamação da Natura?
Quais são as doenças causadas por bactérias e vírus?
O que significa a palavra Recamara na Bíblia?
Como deve ser realizado o processo de higienização em escala industrial?
Como as cargas da alvenaria estrutural são transferidas para as fundações?
Como fazer cálculo de juros anual?
Quantos centímetros tem um esquadro de 45 graus?
O que significa MLO na mamografia?
Como tirar identidade em Alagoas?
Qual o melhor material de prótese dentária?
Como posso solubilizar o enxofre?
O que o biomédico faz no Banco de Sangue?
Como são classificadas as necessidades dos agentes econômicos?
Como se define a lateralidade?
Como fazer soro caseiro para pessoas com diabetes?