Normalmente, nas danças mais clássicas, o homem veste um traje formal e a mulher opta por vestidos compridos e soltos. Já as danças latino-americanas são mais criativas e libertadoras, permitindo que o homem use calças justas e camisas “fantasia”.
Roupas leves Cada estilo de dança possui uma vestimenta própria. No entanto, para as aulas de dança de salão a prioridade é sempre o conforto. Por isso, vestidos leves, macacões e blusas soltas são boas alternativas para garantir liberdade de movimentos para as mulheres.
“Para as aulas é ideal que os alunos usem roupas confortáveis tais como short, colete, blusa, vestido, macacão, leg e camiseta para as mulheres. Já para os homens uma roupa social, camisa, camiseta ou jeans”, afirma Dani. O estilo de cada pessoa também é mantido.
A expressão dança de salão refere-se a diversos tipos de danças em casal, que são executadas em salões com práticas técnicas e artísticas. As danças de salão são consideradas uma forma de entretenimento e de integração social, bem como uma forma de atividade física.
Veja a seguir as principais características das danças de salão: São dançadas a dois, partindo de uma postura básica que favorece a condução, que é exercida por uma das partes. Ocorrem em deslocamento pelo salão, convencionalmente no sentido anti-horário.
É aconselhável usar roupas leves, que permitam liberdade de movimentos. Os calçados também devem ser confortáveis e bem ajustados aos pés, é importante que possuam solados deslizantes, sem serem escorregadios.
O mundo volta a render-se à euforia da dança quando entre 1929 e 1930, um grupo de músicos cubanos apresenta, primeiro em Nova Iorque e depois em Londres e Paris, a “Rumba Quadrada” – um ritmo afro-cubano contagiante e a primeira dança latino-americana a fazer parte do rol das danças de salão praticadas na altura.
O Bolero é uma dança romântica por natureza. É dançada em par e caracterizada pelo abraço sem “sobras”. É uma dança dinâmica, que possibilita rodar muito o salão. A palavra BOLERO vem de “boleras” que eram ornamentos de vestidos de dançarinas espanholas que imitavam bailados ciganos.
A dança de salão foi introduzida no Brasil em 1914, a princípio com a valsa e a mazurca. Os ritmos mais presentes nos salões do Brasil, assim como nas academias de dança são: soltinho, forró, samba de gafieira, tango, bolero e salsa. Devido à riqueza de ritmos, as danças de salão podem ser classificadas como latinas ou clássicas.
São danças de salão clássicas: - Valsa Vienense – surgiu na Áustria. - Valsa Inglesa – uma variação mais lenta da valsa vienense. - Slow Fox – surgiu em Nova York, com base em outro ritmo, o Foxtrot É considerado uma das danças mais difíceis. - Quickstep – surgiu nos Estados Unidos, com base no Foxtrot. É mais rápida e fácil que o Slow Fox.
São danças de salão latinas: - Samba – surgiu no Rio de Janeiro, com base na cultura africana, em ritmos como o lundu, umbigadas (semba) e pernadas de capoeira. - Rumba – surgiu em Cuba, levada pelos escravos contrabandeados para aquele país.
Segundo historiadores, as danças de casais tornaram-se populares no início do século XIX, embora tenham surgido no século XIV, e evoluído nos séculos seguintes (apenas entre os nobres). A dança de salão foi introduzida no Brasil em 1914, a princípio com a valsa e a mazurca. Os ritmos mais presentes nos salões do Brasil, ...
Como hidratar o cabelo muito curto?
Como hidratar cabelos curtos e oleosos?
Para que serve a mufla no motor?
Como usar o Skype for Business no Office 365?
Como cuidar dos cabelos finos e oleosos?
Qual o prazo para negativação no Serasa?
O que passar no cabelo cacheado do bebê?
Qual a mesa digital mais barata?
Como funciona o processo de sublimação?
Como cortar a diarreia do cachorro?
Como funciona o mini contrato de dólar?
Como foi chamado o dispositivo de Otto von Guericke?
Quem foi a esposa do primeiro Hokage?
Como são classificadas as despesas e receitas orçamentárias?