Sul: no frio do Sul sempre tem fogueiras, pinhão e quentão para aquecer a festa. Bandeirinhas coloridas enfeitam escolas e as casas que festejam. Além do quentão e pinhão, típicos do sul, tem doces de amendoim, milho, pipoca, cocada, canjica e arroz doce. E depois da quadrilha tem o casamento caipira!
A festa junina na Região Sul também difere totalmente do que é visto nos demais estados em termos de tradição musical. Por lá, os ritmos mais comuns são o vanerão, o chamamé e o xote gaúcho. Dois desses estilos têm influência da colonização alemã na região. Já a dança das fitas, comum por lá, é de origem europeia.
A festa junina da região centro-oeste é bastante influenciada pelos países que fazem fronteira com os estados da região, como o Paraguai. Por isso, além de dançar quadrilha, nas festas também se dança o cururu, uma espécie de desafio entre os violeiros.
É a festa junina mais popular do estado, com os gaúchos acendendo fogueiras em incontáveis municípios. Ocorre, porém, frequentemente um erro: as fogueiras são acesas na véspera de São João e não, como deveria ser, à tarde do dia 24 de junho. A roupa adequada para essa ocasião é a gauchesca de festa.
No Rio Grande do Sul as festas de junho estão ligadas ao solstício de inverno e são quatro, os santos do mês: Santo Antônio (13), São João (24), São Pedro e São Paulo (29). ... A festa de São João no Sul é aquecida pelo ritmo do vanerão, uma dança típica entre os gaúchos e também muito popular no Paraná e Santa Catarina.
É a festa junina mais popular do estado, com os gaúchos acendendo fogueiras em incontáveis municípios. Ocorre, porém, frequentemente um erro: as fogueiras são acesas na véspera de São João e não, como deveria ser, à tarde do dia 24 de junho. A roupa adequada para essa ocasião é a gauchesca de festa.
A Festa Junina no Brasil foi trazida pelos Portugueses, mas também recebeu origem de outros países da Europa, principalmente da França. Aqui no Brasil a festa teve origem no interior e costumava ser uma forma de celebrar a colheita das plantações.
A festa junina na Região Norte começa em junho, mas os festejos em relação aos santos vão até dezembro, quando o calendário se encerra com o dia de São Benedito. Além disso, é comum que, nesses eventos, haja encenação de lendas locais, como a do boto que seduz mulheres à beira do rio.
As festas juninas nas regiões do Brasil são muito fartas em comidas típicas, especialmente feitas à base de milho e de amendoim. Por isso, é fácil encontrar no cardápio das barraquinhas o milho assado, o curau, a canjica, o amendoim torrado, o cuscuz e a pamonha.
Hoje nós iremos falar de uma das festas típicas do Brasil mais importantes para a cultura local: A Festa Junina no Brasil.
Como conservar carne fora do congelador?
Como saber a matrícula do imóvel RJ?
Como fica o auxílio doença em 2021?
Qual a cor da meia para usar com tênis preto?
Qual o nome do órgão que produz as fezes?
O que precisa para fazer o PAS?
Qual a diferença entre resfriado e congelado?
Que tipos de exames o neurologista pode pedir?
Porque pessoas falam gritando?
Quais os remédios caseiros que podem ajudar na cura do cance?
Quais são os métodos de purificação e análise usados para estudar as proteínas e peptídeos?
Qual é a diferença entre o dia e a noite?
Quais os melhores livros de história?
Qual a importância da definição dos recursos didáticos num plano de ensino?