1. Google Docs. O Google Docs tem aplicativo disponível para Android e iPhone (iOS) e permite salvar arquivos em PDF no celular em poucos passos. É possível, inclusive, modificar o formato dos documentos salvos, abrindo o arquivo e exportando-o no app.
Há duas formas de salvar o currículo Lattes em PDF: direto na plataforma ou pelo Word. Na primeira opção, você só precisa abrir o seu currículo online, clicar no ícone da impressora e alterar o comando de impressão. Ao invés de clicar em “imprimir”, mude a configuração para “Salvar em PDF”.
Na tela de download de arquivos padrão do Windows/Browser da internet utilizados, clique no botão "Abrir". O Currículo Lattes será aberto no Word ou processador de texto padrão, clique no menu "Arquivo", opção "Salvar Como", conforme figura a seguir.
Aprenda como salvar documentos do Word, do Excel ou do PowerPoint como PDF com esse passo a passo simples.
Em “Exportar para arquivo”, selecione a opção RTF e confirme: Na tela seguinte, selecione as seguintes opções: a) Em “Imprimir”: “Selecionar todos”; b) Em “Período da atuação profissional”: Desde o ano de 2010; c) Em “Período de produção”: Desde o ano de 2010; Page 2 Em seguida, clique em Confirmar.
Escolha o formato “RTF”, que permite visualização e edição nos principais processadores de textos. Passo 6: Uma janela intitulada de “Exportar para arquivo (RTF)” será aberta. Marque a opção “selecionar todos” e clique em “Confirmar”. Passo 7: Depois de realizar o download do Currículo Lattes, clique em “Abri com Word” sobre o arquivo.
Os currículos cadastrados na Plataforma Lattes ficam disponíveis em uma base de dados online e podem ser consultados por qualquer pessoa. O sistema existe há mais de 20 anos e conta com 6 milhões de perfis cadastrados. O Word é o editor de texto mais utilizado do mundo.
A Plataforma Lattes oferece inúmeras vantagens ao usuário na hora de preparar o currículo. Além disso, também permite criar um registro confiável das atividades acadêmicas e fazer busca por profissionais da comunidade científica.