Quando derreter e ficar dourado, é hora de regar com água fervente e mexer com cuidado. Use uma panela maior do que você normalmente precisaria para aquela quantidade de ingredientes, isso deixa o terreno mais seguro.
Para evitar que a calda cristalize, isto é, que evapore mais água do que o desejado, fique sempre de olho na temperatura dela! Adicionar glucose ou xarope de milho evita que se formem cristais de açúcar na sua calda e ainda a deixa um pouco menos doce!
Sabe aquela dica que toda doceira dá, de não mexer na calda enquanto ela carameliza? Pois é, elas estão certas; pois com a agitação da mistura auxiliamos a aproximação e o choque entre as moléculas de água e sacarose favorecendo a sua aproximação e consequente formação de cristais.
Você também pode colocar um pedaço de papel toalha úmido Esse truque também é fácil de implementar: pegue uma única folha de papel, umedeça-a levemente na pia e coloque-a dentro do pote de açúcar. Desta forma, a umidade do papel passará para os grãos, evitando a formação de pedras.
Para fazer caramelo a partir da calda de açúcar, o cozinheiro precisa seguir à risca a ordem de não mexer na panela. Isso porque o movimento pode açucarar a calda, que é quando o açúcar fica esfarelado – parecido com a textura de amendoim com casca doce.
O leite em pó ajuda a combater a cristalização e pode ser utilizado na mesma proporção da farinha de trigo e da glucose: uma colher de sopa para cada lata de leite condensado.
Se não tiver pão, pegue um pedaço de papel-toalha e umedeça levemente com água. Coloque esse papel dentro do pote de açúcar e deixe lá por 6 horas. Depois retire o papel e desfaça as pedrinhas, que estarão mais úmidas e fáceis de quebrar.
Assim como o sal, o açúcar deve ser conservado em um ambiente seco. Por isso, colocá-lo em lugar úmido como a geladeira acaba comprometendo a qualidade do ingrediente. Coloque o açúcar em um pote fechado e fora da geladeira! No caso do açúcar mascavo, armazene-o com ameixas secas e, assim, ele não ficará duro.
Receita de calda de pudim. Coloque os ingredientes em uma panela em fogo médio e deixe derreter até virar um caramelo fino. Coloque na forma de pudim ou sirva à parte. Simples, deliciosa e sem mistério!
Agora é só esperar os pedaços de açúcar se dissolverem e a calda ficar mais encorpada, tudo com o fogo baixo para não correr o risco de queimar. Logo em seguida, só colocar na forma com o furo central (19 cm de diâmetro) e deixe esfriar.
O pudim de leite é uma receita típica da sobremesa de domingo, afinal, quem não adora uma boa fatia? Embora sua receita seja bem prática, a maioria das pessoas têm uma certa dificuldade para fazer a linda calda de caramelo. Por isso, apresentaremos algumas dicas para você nunca mais errar essa receita!
Com certeza a melhor receita. Já fiz várias vezes e sempre dá super certo. A melhor calda, usei a medida de 160 ml para cada xícara, obrigado! Perfeito !! Melhor receita de calda que tem e da super certo !!
Como nascem os peixes de aquário?
Qual o conceito de economia criativa?
Como é que se escreve andar de skate em inglês?
Qual a maneira correta de se escrever da água ou d'água?
Quando aparecem as manchas do Dálmata?
Como escrever amor em egípcio?
O que significa Correalização?