Os Sinais da Dependência Emocional
Tem dificuldade em colocar limites quando o seu companheiro faz algo que te magoa? Você valoriza muito o outro e acha que tem muita sorte de alguém tão incrível querer ser seu parceiro? Você é ciumenta? Você perdoaria uma traição para não ter que terminar o relacionamento?
A Dependência Emocional é uma dependência afetiva que ocorre em relacionamentos interpessoais (amorosos, familiares, amizades). São pessoas com dificuldades de viver bem sem essa figura de dependência ao seu lado. É depositada no outro a expectativa de preencher o vazio, buscando uma completude.
Quais são os sintomas de carência afetiva?
A pessoa dependente costuma ter baixa autoestima e pouco apreço por si mesma. Ela corre atrás de outros indivíduos para preencher o vazio emocional dentro dela. O outro assume a responsabilidade de completá-la e, quando isso não acontece, ela faz uso da persuasão para convencê-lo a ficar ao seu lado.
A verdade é que a maior parte dessas pessoas não fez isso com más intenções, e em grande parte não teriam feito se você não tivesse pedido a opinião delas. Ser emocionalmente dependente implica decidir com base no que a outra parte espera de mim, e considerar que a última opção válida é o meu próprio ponto de vista.
Neste teste ajudamos você a avaliar seu nível de dependência emocional. A dependência emocional é um comportamento vicioso no qual a pessoa acredita necessitar de alguém para viver, se sentir pleno ou ser feliz. O nível de apego é tamanho que quem a sofre não consegue ficar bem quando o outro não está.
O nível de apego é tamanho que quem a sofre não consegue ficar bem quando o outro não está. Com isso, o dependente emocional atua como se fosse um satélite, sacrificando sua própria individualidade para manter a todo custo o vínculo afetivo.
O reforço desta dependência emocional se baseia em dois canais: fugir da responsabilidade e evitar o suposto desconforto da solidão. As consequências de ser emocionalmente dependente são desastrosas a longo prazo: nos vemos diante de relacionamentos, comportamentos e hábitos que realmente não nos completam.
Como o bebê se alimenta durante a gestação?
Qual o sintoma de anemia forte?
Quem é que ganhou o Grenal ontem?
Quando o açúcar foi descoberto?
Como se define a crença segundo autor?
Como aumentar o estrogênio na menopausa?
Como corrigir o alumínio do solo?
Quanto de colágeno tem na gelatina?
Quais os fatores positivos e negativos que influenciam a qualidade de vida no ambiente de trabalho?
Como o feto se alimenta dentro da barriga da mãe?
Porque a afetividade é importante?
Como política a Humanizacao deve operar no conjunto?