Os sintomas mais comuns são:
Seja devido à poeira que fará o cooler (ventoinha) do processador girar mais devagar ou ao endurecimento da pasta térmica, que fica entre o processador e o cooler, um aquecimento acima do normal pode resultar em travamentos ou em completa inatividade do computador. A falha pode ser gradativa ou acontecer de repente.
Que falhas o computador apresenta quando o processador está com problemas? Diferentemente de outros componentes do computador, que possuem partes mecânicas, o processador é um pequeno chip blindado que dificilmente apresenta defeito.
Esse programa irá fornecer informações em tempo real da temperatura do processador e também da velocidade dos coolers. Se mesmo em modo ocioso o processador estiver com uma temperatura alta, acima de 60°C, é necessário verificar se o cooler e a pasta térmica estão funcionando normalmente.
Você pode monitorar o funcionamento do processador e do cooler através do programa HWMonitor. Esse programa irá fornecer informações em tempo real da temperatura do processador e também da velocidade dos coolers.
Entretanto, esse problema é mais frequente em componentes mais novos. A maioria das placas modernas possui um sistema para evitar que o processador frite. Elas vêm com um limitador de temperatura que desliga o sistema caso sejam detectadas temperaturas acima dos limites aceitáveis, que vão até 70ºC).