Principais sintomasContração involuntária dos músculos;Dificuldade para dobrar as pernas ou braços;Dor nos músculos afetados;Cruzamento involuntário das pernas;Deformidades nas articulações;Espasmos musculares.
Os sintomas da espasticidade são os frequentes espasmos dos músculos, contrações, encurtamento ou outros movimentos anormais. O maior incômodo é deixar, em alguns casos, a estrutura muscular em uma posição fora do comum, causando dores na pessoa acometida pelo problema.
Um exemplo de doença que cursa com espasticidade é o acidente vascular encefálico (AVE ou AVC). Já a rigidez é um endurecimento muscular, que diminui a velocidade e amplitude dos movimentos, não-dependente de velocidade e presente em todo o arco de movimento.
Espasticidade é causada por dano ou prejuízo de uma parte do sistema nervoso central (cérebro ou medula espinhal) que controla o movimento voluntário. Este dano interrompe sinais importantes entre o sistema nervoso e músculos, criando um desequilíbrio que aumenta a atividade muscular ou espasmos.
Veja os níveis da Escala de Ashworth para diagnóstico da espasticidade: 0) Paciente não apresenta contração nos músculos. 1) Aumento no tônus muscular é leve, geralmente manifestado por mínima resistência ou tensão momentânea ao final da amplitude do movimento articular em flexão ou extensão.
16 curiosidades que você vai gostar
“Quando for fazer a avaliação do tônus, se houver dúvida quanto ao tipo da hipertonia, o profissional deve colocar velocidade na execução do movimento e avaliar o seguinte: Se depender da velocidade é uma hipertonia do tipo elástica. Mas se não depender da velocidade é do tipo plástica”, conclui Taís Arcanjo.
A espasticidade muscular trata-se de um dos distúrbios mais incapacitantes nas pessoas que possuem lesões no sistema nervoso central. Esse distúrbio decorre na contração excessiva dos músculos, ou em reflexos excessivos involuntários (hiperreflexia) dos tendões musculares.
A espasticidade é uma condição crônica, ou seja, não tem cura, mas é possível reduzir os sintomas através de fisioterapia, uso de remédios indicados pelo neurologista, como relaxantes musculares, ou por meio de aplicações localizadas de botox.
Alguns fatores cruciais e determinantes para o aparecimento da paralisia são: redução da pressão parcial do oxigênio e da concentração de hemoglobina durante o parto, prematuridade, baixo peso ao nascer, trabalho de parto longo, choque hipovolêmico (perda considerável de sangue causada por um acidente, por exemplo) e ...
Como transformar metais comuns em ouro?
Como converter calorias em graus Celsius?
Como se credenciar a plano de saúde?
Como se credenciar em plano de saúde nutricionista?
Quantos dias eu trabalho no aviso prévio?
O que seria a guarda e suas posições na esgrima?
Como se pega lá bactéria come carne?
Quais são os sintomas da hepatite B?
O que causa a bactéria Serratia?
Qual o prazo para entrar com embargos de declaração?
Como jogar meus jogos da Ubisoft?
O que o convênio odontológico Bradesco cobre?
Como se tornar engenheiro credenciado pela Caixa?
Como pesquisar documentos no Google?
Como fazer busca de conversa no WhatsApp?