Diagnóstico. Pode-se diagnosticar infestação por oxiúros detectando fêmeas que têm 8 a 13 mm de comprimento (machos têm 2 a 5 mm) na região perianal, 1 ou 2 horas depois de a criança ir para o leito à noite ou pela manhã, ou pela detecção de ovos em fita de celofane à microscopia.
As opções mais usadas para tratar a oxiuríase são:
Enterobius vermicularis: é um nematódio de 0,3 a 1,0 cm. É um helminto nematódeo de 0,3 a 1,0 cm, conhecido como oxiúrus. Morfologicamente, apresenta como característica do verme adulto um par de asas cefálicas.
Principais sintomas O sintoma mais comum da enterobiose é a coceira no ânus, principalmente durante a noite, pois é o período em que o parasita se movimenta até o ânus.
Os remédios que normalmente são indicados pelo médico e que tem maior ação contra o oxiúrus são:
O sintoma mais comum da enterobiose é a coceira no ânus, principalmente durante a noite, pois é o período em que o parasita se movimenta até o ânus. Além da coceira anal, que muitas vezes é intensa e atrapalha o sono, outros sintomas podem aparecer caso haja grande quantidade de parasitas, sendo os principais: Enjoo;
Um dos principais sintomas da enterobíase é o prurido anal (coceira no ânus). Mais para frente vamos explicar melhor os sintomas da enterobíase. Por que a enterobíase também pode ser chamada de oxiuríase?
Tratamento e Cuidados Tratamento de Enterobíase Os medicamentos usados para tratar enterobíase são mebendazol, pamoato de picarintel e albendazol. As três medicações são ministradas em duas doses – uma no início do tratamento e outra duas semanas depois. A primeira dose do medicamento nem sempre irá matar todos os ovos e oxiúros.