Através de um mecanismo no site do TJRJ qualquer pessoa pode descobrir em quais cartórios tem firma reconhecida. Basta colocar nome e CPF no campo de busca as informações aparecem. Após o preenchimento dos dados aparece uma tela com todas as firmas abertas pela pessoa.
O interessado deve comparecer ao cartório, com seu RG e CPF originais (não serve cópia autenticada). Lá o interessado deverá assinar duas vezes em um formulário, preenchendo-o com seus dados. Seus dados serão, então, inseridos no sistema, e ele já terá firma aberta naquele respectivo cartório.
Onde eu posso reconhecer firma? Para reconhecer firma você precisa ir diretamente em um cartório de Notas. Nele, o Tabelião fará toda o processo de reconhecer a sua assinatura e autenticá-la. Depois do processo você receberá um selo comprovando a autenticidade dele.
Basta colocar nome e CPF no campo de busca as informações aparecem. Após o preenchimento dos dados aparece uma tela com todas as firmas abertas pela pessoa. “Isso facilita a vida de muita gente, pois você não precisa mais bater em um cartório só para saber se tem ou não firma lá. Poupa tempo.
Além disso, é preciso ter em mente que os cartórios têm um horário de funcionamento próprio. Logo, é preciso se atentar a esse detalhe para não acabar perdendo a viagem para verificar se você tem firma reconhecida no local.