- Atente para sinais de infecção ao redor da farpa: vermelhidão, inchaço, pele quente ao toque, líquido grosso ou pus saindo do local.
Cola branca Se o espinho não sair facilmente com o auxílio de uma pinça ou fita adesiva, pode-se experimentar aplicar um pouco de cola na região onde o espinho entrou. O ideal é usar cola branca PVA e deixar secar. Quando a cola estiver seca, deve-se tentar remover com cuidado, para que o espinho saia junto.
Quase todas as farpas podem ser retiradas com uma agulha ou pinças. Estes instrumentos podem ser esterilizados com álcool ou no fogo. Além disto, antes de tentar retirar a farpa, a pele ao redor deve ser lavada com sabão. Utilize a agulha para expor totalmente a extremidade da farpa.
Coloque um pedaço de fita adesiva sobre da pele, onde estão os espinhos. Esfregue um pouco para ter certeza de que os espinhos do cacto grudam nela. Em seguida, segurando um lado dele, puxe-a rapidamente para remover os gloquídios. Repita quantas vezes forem necessárias.
[Gramática] A palavra Ferpa é um regionalismo, de uso popular; farpa é a grafia preferencial e indicada para se referir à lasca que acidentalmente entra na pele.
Use cola se você não conseguir extrair a farpa. Molhe a área com água morna, seque e aplique um pouco de cola de PVA. Retire a cola quando estiver seca, e a lasca de madeira deve se soltar.
Espinho de cobra: Devem-se enterrar as cobras mortas, pois o espinho (costela) dela conteria veneno e se a pessoa pisar nele pode se envenenar.
1 - Pinças e agulhas Antes de começar o procedimento esterilize a agulha com desinfetante. Após ter a agulha esterilizada passe-a delicadamente sobre a farpa, no sentido para fora, a fim de extraí-la. Lave bem e aplique antisséptico.
Dentro do copo que está sendo envolvido, jogue algumas pedras de gelo. A água quente vai fazer o copo que está por fora dilatar, enquanto que o copo que está preso por dentro se contrairá por causa do gelo. Resultado: os dois vão se separar.
Se a farpa se quebrar, tente pegá-la novamente com a pinça ou considere recorrer a um médico. Pegue um pedaço de fita. Você pode usar esse material para facilitar a remoção de farpas mais frágeis, como espinhos de plantas ou fibra de vidro. Qualquer tipo de fita serve: isolante, elétrica etc. Basta ter um pedaço pequeno à disposição.
Removendo a farpa com uma pinça Antes de começar, lave as mãos e a área atingida. Esterilize a pinça com álcool isopropílico. Use uma lupa e vá a um local com boa iluminação para examinar a farpa. Se a farpa estiver coberta por um pouco de pele, afaste-o da região. Pegue a farpa com a pinça após expor a sua ponta.
Por exemplo: se tirar a farpa do dedo da mão, ponha-o num ponto acima da cabeça até parar de sangrar. Desinfete a área depois de remover a farpa. Lave o local com água morna e sabonete para matar as bactérias e os germes restantes. Quando terminar, passe também uma pomada antibacteriana. [19]
Espere a cola secar antes de remover a farpa. Caso contrário, o método não vai funcionar. Deixe o produto atuar por 30 minutos ou uma hora e verifique a situação de vez em quando (para ver se está pronto). Quando chegar a hora, tudo deve estar bem seco e duro. Remova os resíduos de cola da região.
Como tirar o amarelado de tênis?
Como tirar mancha amarela de roupa branca de lycra?
Como mandar água até a caixa d'água?
Tem como cancelar o saldo aprovisionado?
Como vender artigos de decoração?
Como ir do aeroporto de Porto Alegre até Gramado?
Como revestir um banheiro moderno?
Qual o nome da máquina para arar a terra?
Como reaproveitar sacola de tecido?
Como tirar o iPhone da cor preto e branco?
Como ficam as demissões durante a pandemia?
Como reverter uma acidose mista?
Como montar um organograma simples?
Qual aeroporto para Rio Quente Resort?
Como reverter uma lista no Python?
O que precisa para montar um estúdio de designer de sobrancelhas?