Muitas pessoas “reclamonas” podem estar sofrendo de um estresse ou um transtorno mental, como por exemplo, a depressão. É indicada a avaliação com o psicólogo para essas pessoas (tanto quem tem depressão ou outro transtorno mental, quanto aquela pessoa que é insegura, pessimista ou está estressada).
[Informal] Que ou o que reclama muito (ex.: pessoa reclamona; não é fácil aturar um reclamão).
Veja como mudar a conversa.
“O que está em questão aí é aquela pessoa que está sempre reclamando de tudo”, comenta o psicólogo clínico Luiz Fernando Magalhães. “É um estado de espírito que está associado a um sentimento de inferioridade, de fraqueza, de fracasso. Trata-se de uma pessoa hipersensível e que sempre se coloca no lugar de vítima.
Tamara lembra que o ato de reclamar é natural do ser humano, mas que, em alguns casos, é um problema que vai além, chamado “distimia” e também conhecido como “depressão persistente”, quando se trata de um quadro mais leve, porém crônico, que se mantém por dois anos no mínimo.
Lamentações constantes podem ser, porém, sinal de doença: a distimia. "Trata-se de uma depressão leve e crônica. Distímicos são pessoas pouco esperançosas, que sofrem e se queixam muito. São normalmente rotuladas como pessimistas", pontua o especialista.
Significado de Reclamão substantivo masculino Aquele que reclama demais; quem vive fazendo reclamações, queixas, lamentações: o reclamão não se vai calar?
Reclamam vem do verbo reclamar. O mesmo que: protestam, reivindicam, imploram, queixam, exigem, clamam, criticam, lamentam.
Significado de Reclamão substantivo masculino Aquele que reclama demais; quem vive fazendo reclamações, queixas, lamentações: o reclamão não se vai calar? adjetivo Que reclama em excesso: aluno reclamão. Etimologia (origem da palavra reclamão). Reclamar + ão.
O excesso de reclamação nos deixa negativos, pessimistas e cheios de auto piedade, configurando assim a receita perfeita para sabotarmos nossos sonhos e nossa prosperidade.
Em uma situação social, pode ser um pouco constrangedor escutar as reclamações constantes de uma pessoa. Se você tem um amigo ou familiar que reclama muito, ele pode acabar com a alegria de diversas situações. Evite passar muito tempo sozinho com essa pessoa caso ela o incomode muito.
Muitas vezes, as pessoas que vivem um padrão constante de reclamação enxergam a si mesmas como vítimas da situação, e não tomam uma atitude para mudar suas vidas. Por muito tempo, nos sentimos tristes pelos infortúnios da outra pessoa, e buscamos muitas maneiras de ajudá-la a superar suas dificuldades.
Você também pode pedir que a pessoa reformule suas reclamações em primeira pessoa. Por exemplo, peça à sua irmã para dizer "Eu sinto que nossas reuniões de família são muito estressantes" em vez de "O Natal na nossa casa é terrível". Use você também frases em primeira pessoa para conversar com alguém que reclama muito.
Por outro lado, no entanto, se convivemos a todo momento com pessoas que apenas reclamam, nossas energias acabam se esgotando. Mostrar preocupação é bom e saudável, mostra para as pessoas que nos importamos com sua felicidade.
Qual o melhor óleo para impermeabilizar madeira?
Qual a praia mais bonita de Angra?
Qual o maior Pokémon em altura?
Quais são os tipos de pilotos?
Como fica renovação da CNH na pandemia?
Quais são as desvantagens da energia hidrelétrica?
Quem é o vilão mais forte de Dragon Ball Super?
Como surgiu a linguagem audiovisual?
Quanto um biólogo ganha por mês?
Como tomar vinagre de maçã para o fígado?
Como elaborar Mapa de risco CIPA?
Quem decide o valor dos danos morais?
Quanto é o salário de um vigilante noturno?
Qual o valor da 1 parcela do décimo terceiro?
Quais os elementos dos conjuntos?
Quantos quilômetros um raio de luz percorre?