Quando dois pares de lados correspondentes e o respetivo ângulo entre eles formado são congruentes, os triângulos são congruentes. Quando dois pares de ângulos correspondentes e os respetivos lados entre eles são congruentes, os triângulos são congruentes.
Por exemplo, na geometria, duas figuras são congruentes se elas possuírem a mesma forma e tamanho. Dois conjuntos geométricos serão congruentes somente se um deles puder ser transformado no outro através da isometria, uma combinação de translações, rotações e reflexões.
Para que duas figuras geométricas sejam consideradas congruentes é necessário que os lados correspondentes dessas figuras tenham medidas iguais e que o mesmo aconteça com seus ângulos correspondentes.
Dois ou mais ângulos são considerados congruentes quando possuem a mesma medida.
Nos paralelogramos, os lados paralelos são congruentes, e os dois ângulos opostos pelo vértice são sempre congruentes. Num triângulo equilátero, todos os lados e ângulos são congruentes; nos triângulos isósceles, apenas os lados iguais e os ângulos da base são congruentes.
40 curiosidades que você vai gostar
Vamos definir, isto é, convencionar quais são os significados. Figuras iguais são figuras de mesma forma e dimensões. Figuras congruentes são aquelas que podem coincidir por superposição. Figuras equivalentes são aquelas que possuem a mesma área ou o mesmo volume.
Definimos dois triângulos como congruentes quando é possível perceber uma correspondência de igualdade entre as medidas dos lados e dos ângulos desses triângulos, ou seja, dois triângulos são congruentes quando os lados e ângulos correspondentes possuem as mesmas medidas.
Quando temos dois ângulos, podemos estabelecer relações entre eles. Caso eles possuam a mesma medida, eles são chamados de congruentes. Quando a soma entre eles é igual a 90º ou 180º ou 360º, eles são conhecidos, respectivamente, como ângulos complementares, suplementares e replementares.
Ângulos congruentes têm medidas iguais e ângulos iguais são congruentes. Se um ângulo α é maior que um ângulo β, então a medida de α será maior que a medida de β. A soma de dois ou mais ângulos é a soma das medidas de cada um desses ângulos.
Ângulos complementares são aqueles cuja soma resulta em 90°. Já os ângulos suplementares são aqueles cuja soma é igual a 180°. Existem alguns ângulos, chamados de ângulos notáveis, que ocorrem com bastante frequência nos cálculos. O ângulo reto (90°) e ângulo raso (180°) são dois exemplos deles.
Ângulos suplementares
Dois ângulos são chamados de suplementares quando a soma entre eles é igual a 180° (ângulo raso). Quando esses dois ângulos compartilham um vértice e um lado, eles são chamados de ângulos suplementares adjacentes.
Ângulos congruentes: São ângulos que possuem a mesma medida. No desenho seguinte, os ângulos a e b são congruentes e os ângulos c e d também são congruentes. Ângulos complementares são aqueles cuja soma das medidas vale 90 graus . Ângulos suplementares são aqueles cuja soma das medidas vale 180 graus .
Dois ângulos são conhecidos como complementares quando o resultado da soma dos dois é igual a 90º, ou seja, juntos eles formam um ângulo reto.
Dois ângulos são congruentes quando têm a mesma medida.
[ Geometria ] Diz-se das figuras geométricas que têm o mesmo tamanho e a mesma forma, pois os ângulos e os lados correspondentes são iguais (ex.: figuras congruentes; triângulos congruentes).
Figuras congruentes são aquelas que possuem as mesmas características e o mesmo tamanho; figuras semelhantes são aquelas que possuem as mesmas características, mas tamanhos diferentes; já as figuras diferentes são aquelas que sequer possuem características parecidas.
Ângulos correspondentes
Dois ângulos que ocupam a mesma posição nas retas retas paralelas são chamados de correspondentes. Eles apresentam a mesma medida (ângulos congruentes).
O ângulo agudo tem medida menor que 90º graus.
Para que um ângulo seja adjacente ele precisa também ser consecutivo - ter um vértice e um lado em comum com outro ângulo - e não possuir pontos internos em comum. No exemplo acima, os ângulos AÔB e BÔC são adjacentes, pois não existem pontos em comum no meio de cada um desses ângulos.
Significado de Suplementar
Que pode ser acrescentado de modo adicional, acessório. Complementar; capaz de ampliar o completar: palavras suplementares. Ângulo Suplementar. Aquele que, quando acrescentado a outro, forma com ele um ângulo igual a dois ângulos retos.
Quando dois pares de ângulos correspondentes e um par de lados correspondentes (que não esteja entre os ângulos) são congruentes, os triângulos são congruentes. Quando as hipotenusas e um par de lados correspondentes de triângulos retos são congruentes, os triângulos são congruentes.
Por exemplo, os ângulos que medem 120º e 60º são suplementares, porque 120º + 60º = 180º. Diz-se que o ângulo de 60º é o suplemento do ângulo de 120º, e vice-versa.
Dois ângulos são adjacentes quando são consecutivos e não possuem pontos internos comuns.
Para calcular os valores das medidas dos ângulos complementares, é necessário subtrair 90° pelo seu complemento, uma vez que a soma dos ângulos totaliza um ângulo reto (valor equivalente a 90 graus).
Complemento é o ângulo que somado a 22° resulta em 90º.
Como realizar o descarte de agulhas?
O que são a infraestrutura das pontes?
Quais são os componentes da graxa?
Quantos absorventes usamos por ciclo?
Quando o goalball foi criado tinha o objetivo?
Quanto tempo deixar o gelo na barriga?
O que acontece quando o telefone fica mudo?
Como fica a pele após Laser CO2?
Qual o tamanho de 1 4 da folha de A4?
Quantos quilos suporta um ponto de solda?
Qual a tradução mais antiga da Bíblia?
Como saber se uma veia da perna estourou?
Como é feita a avaliação fonoaudiológica?
Quantas vezes por ano Copel paga dividendos?