Bom, para um Valor Presente Líquido igual a zero a TIR deve ficar em um ponto entre 10% e 15%. Se formos prosseguir com os cálculos, chegaremos a uma TIR de 13,1%. Isso significa que se o retorno exigido for menor que 13,1%, o projeto será viável. Caso seja maior que 13,1% o mesmo deverá ser rejeitado.
A Taxa Interna de Retorno, mais conhecida pela sigla TIR, ou em inglês IRR (Internal Rate of Return), é uma métrica utilizada para analisar o percentual de retorno financeiro de um projeto. Para entender a TIR é necessário ter claro o conceito de “valor do dinheiro no tempo”.
Se o VPL for maior que zero, significa que esse projeto tem valor, ou seja, ele traz retorno para o investidor, gerando lucro. Em contrapartida, se o VPL for menor que zero, o projeto não traz retorno para o investidor, gerando prejuízo.
O VPL deverá ser superior ao VP para que o investimento seja interessante. Caso contrário, haverá prejuízo, já que a receita futura será menor do que o gasto inicial. A TIR deverá ser maior que a TMA. Caso contrário, será mais interessante investir no mercado financeiro, em CDB, DI ou poupança, por exemplo.
Pela TIR, os fluxos de caixa futuros são reinvestidos na própria TIR e não no custo de capital da empresa. Portanto, a Taxa Interna de Retorno não relaciona o custo de capital e o valor do dinheiro no tempo como o VPL. Exatamente por isso que a melhor dica é a de usar vários indicadores em conjunto.
Isso torna um pouco mais difícil a análise de viabilidade do projeto. A TIR também não considera o custo do investimento. Em outras palavras, acaba não sendo uma boa opção caso um projeto tenha saídas de caixa após ter gerado o fluxo. Outro ponto negativo é a necessidade de se estimar os custos iniciais a fim de calcular a TIR.
Ela pode ser usada tanto por empresas quanto por pessoas físicas. Apesar de existirem diversas outras fórmulas e cálculos referentes a investimentos — como ROI, payback entre outros — a TIR ainda é a mais comum.
Mas se você sabe pouco sobre o assunto, não conhece a fórmula e nem quando aplicá-la, siga a leitura. Calcular TIR: por que é importante? A Taxa Interna de Retorno (TIR) é um cálculo que aponta o percentual de ganhos obtidos sobre um investimento que tem entradas e saídas financeiras.
Como chegar em Darnassus Wow Classic?
O que é preciso para ser voluntário dos bombeiros?
Porque eu quis fazer medicina?
Como ser bem visto no ambiente de trabalho?
Como descobrir se tem cano na parede?
Como enviar um aplicativo para outro celular pelo Bluetooth?
Como saber se a pessoa tem o nome limpo?
Como marcar psicólogo na Unimed?
Qual usar no emulador OpenGL ou DirectX?
Como pedir reembolso no Brawl Stars?
Como transferir aplicativo do celular para um pen drive?
Qual a diferença entre processadores Core i3 i5 e i7?
Quanto ganha uma Au Pair no Reino Unido?
Quando seu amigo sente ciúmes?
Como são contados os meses na gravidez?
O que é preciso para ser disciplinado?
Como passar os verbos para o passado simples em inglês?
Porque o ar-condicionado não esquenta?
Como transferir arquivos do notebook para o celular via Bluetooth?