Para saber se o seu cachorro está acima do peso, passe as mãos, sem aplicar muita pressão, na lateral do corpo do animal, da cabeça à cauda. Em um cão saudável, você poderá facilmente sentir as costelas. Observe o seu cão de lado, a maioria dos cães têm um perfil de abdômen mais esguio.
Oferecer bastante água ao animal é outra medida de combate à obesidade, além de fazer bem para a hidratação, ela ajuda na saciedade. Faça isso com frequência. Por fim, faça com que ele se exercite. Comece a andar com ele e, quando estiver em casa, brinque bastante com ele, essas ações contribuirão para a perda de peso.
A obesidade canina pode trazer muitos problemas para a saúde do cachorro. De acordo com a Dra. Camila, um cão acima do peso pode apresentar “problemas articulares e locomotores, aumento do triglicérides e colesterol no sangue, além de dificuldade respiratória”.
Manter o cão ativo, fazendo atividade física, respeitar as quantidades indicativas de consumo da ração/alimentação e evitar dar guloseimas e petiscos calóricos auxiliam bastante na prevenção da obesidade.
Para evitar que o seu cão ou gato sofra de obesidade, é importante que controle periodicamente o seu peso, que se certifique de que o seu animal faz exercício regularmente e que lhe dê a quantidade de ração recomendada pelo fabricante.
Veja cinco dicas pra te ajudar:
4 dicas para ajudar o cachorro a emagrecer
Confira algumas dicas de como evitar a obesidade nos animais e fornecer melhor qualidade de vida
Outro fator que pode influenciar o peso do seu animal, é a raça. Isto é, por volta dos 3 meses de idade para um cão de raça pequena é a altura em que ele alcança metade do peso adulto. No entanto, se se tratar de um cão de raça grande, só por volta dos 5 ou 6 meses de idade é que ele irá conseguir alcançar metade do seu peso adulto.
Nestes cães, facilmente se consegue ver o excesso de peso através da gordura sob o tórax, na sua cauda e ainda na espinha. Para além disto, a cintura do cão fica praticamente inexistente coberta por gordura. Cão ligeiramente acima do peso: nos cães que estão ligeiramente acima do peso ideal, é possível palpar as suas costelas.
A forma mais precisa para determinar se você está fora do seu peso ideal seria a medição do percentual de gordura corporal. O ideal é realizar a medição do percentual de gordura corporal com um profissional qualificado utilizando um compasso de dobras cutâneas, também conhecido como adipômetro ou plicômetro.
Segundo a OMS, o índice normal é entre 18.5 e 24.9, para outros valores consulte a tabela abaixo. Desevolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o cálculo do peso ideal é feito utilizando a fórmula IMC = peso / (altura x altura), o resultado dará uma estimativa de quilogramas por metro quadrado (kg/m²). Publicidade. Abaixo do peso.
Quais são os livros que todos devem ler?
Quantas doenças a V10 protege?
O que um canceriano gosta de ouvir na hora H?
Qual a diferença de hipertermia e Hiperpirexia?
O que é método global parcial e misto?
Qual piercing demora mais para cicatrizar?
Quem estava certo em Capitão América Guerra Civil?
Faz mal tomar antibiótico uma hora antes?
Qual chá é bom para fortalecer o coração?
Quem tem ácido úrico alto pode tomar suco de laranja?
O que é um par de enantiômeros?
Quem contribui com 20 do salário mínimo se aposenta com quanto?