De acordo com os regulamentos específicos, o queijo autêntico inclui na sua rotulagem apenas estes ingredientes: leite, coalho, fermentos lácteos e sal. Quanto à apresentação, pode vir na forma de uma cunha, picada ou cortada. O importante é que ainda é queijo.
O queijo verdadeiro é feito a partir da coagulação do leite de vacas, cabras, ovelhas, búfalas e/ou outros mamíferos, ou seja, é um produto de origem animal. Já o queijo análogo costuma ter água, gordura vegetal, leite e amido de milho modificado.
Para identificar se o queijo ainda está bom para ser consumido, é importante:
O tipo de queijo começa a ser definido pela matéria-prima, já que cada leite – seja de vaca, cabra, ovelha ou búfala – apresenta diferentes teores de gordura e de composição nutricional.
A mais comum é a de adulteração do produto por adição de amido na sua composição com intenção de ludibriar os consumidores. Essa prática pode ser detectada através de um indicador químico, chamado Lugol (Tintura de Iodo a 2%), que é adicionado a esses alimentos com intuito de verificar essa fraude.
“Em Minas, a produção de queijo é muito antiga sem contar que produzimos queijo minas artesanal de várias maneiras e em diversas regiões do Estado”, diz. Nessa edição do Concurso Mundial de Queijos foram avaliados — considerando critérios como aparência, sabor e textura — 953 queijos de 30 países.
O tradicional queijo mineiro pode ser harmonizado com várias bebidas e pode ser usado em receitas desde pratos frios, até os mais elaborados Já para quem gosta de um doce, o nosso queijo casa bem com vários, entre eles a goiabada e o doce de leite.
Segundo a legislação do Ministério da Agricultura, o queijo minas é considerado um queijo semigordo. E, para ser classificado dessa forma, o percentual de gordura na sua parte seca, ou seja, desconsiderando a umidade, deve variar de 25% a 44,9% em 100 g do produto.
Agora já sabe diferenciar quando o queijo está estragado ou não, como conservar e como consumir, portanto poderá desfrutar de um alimento saudável e natural que não deve faltar na sua dieta. Bom proveito! Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o queijo está estragado, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.
Como sintonizar canais da TV AOC Roku?
Porque a TV Aparecida não pega?
Quantos pontos vale a redação da UERJ?
Como sincronizar todo RGB de PC?
Como funciona a recria de gado?
Como sincronizar o Anki no celular?
Quanto está rendendo a poupança antiga?
Como é a prova de redação da UFPR?
Qual o número do canal da Record News?
Porque não consigo sintonizar a Globo digital?
O que é recondução no cargo público?