Quando a casa já está sem brilho e sua coloração já está comprometida e sem intensidade, normalmente, o pinhão já está fora da época adequada para consumo. Outra forma de verificar é procurar ver se entre os pinhões muitos já não estão furados por pequenos bichinhos que invadem seu interior e se alimentam da polpa.
Ele ainda dá uma importante dica para saber quando o pinhão está fresco e próprio para o consumo. “Se você colocar dentro da água, na hora do cozimento, ela não vai boiar. Se você compra pinhão velho, que não foi bem granado, ao colocar na água, ele tende a boiar.
60 dias A engenheira química explica que, se a escolha for de conservar o pinhão na geladeira, precisa ser entre dois e dez graus, na gaveta de legumes. Desta forma, as sementes podem ser armazenadas com casca, em um saco plástico não lacrado, por 60 dias.
araucária
O pinhão vem dessa árvore típica do Sul do Brasil. A pinha é o verdadeiro fruto da araucária. Redonda como uma bola, ela ultrapassa 3 quilos e costuma guardar 100 sementes, que são os pinhões.
Bichinho do pinhão Ela chega com um saco de vinte quilos pela manhã e passa o dia com uma peneira nas mãos, selecionando os pinhões bons. Os que tem uma manchinha marrom ela descarta. Estes possuem um bichinho. Embora não se transmita aos demais, a larva é um agente que causa o apodrecimento do pinhão.
Segundo estudos desenvolvidos até agora, a melhor forma de conservar o pinhão é colocar em uma bolsa plástica bem fechada e guardar a uma temperatura de 1 grau Celsius, mais ou menos a que encontramos no congelador das geladeiras que não têm o freezer separado, ou na parte mais fria do refrigerador.
O pinhão é semente da araucária, árvore símbolo do Paraná, que infelizmente está em extinção. As sementes que são comestíveis, há cerca de 20 diferentes espécies de pinha. Eles foram consumidos como alimento desde o período Paleolítico e hoje são mais consumido como um ingrediente em molho.
O pinhão faz bem para os olhos, pois contém luteína, um antioxidante importante que evitar a degeneração macular pela idade e diminui os riscos de catarata. E por ter diversas propriedades antioxidantes em sua composição ajuda a eliminar os radicais livres do organismo que causam doenças como câncer e previne também o envelhecimento precoce.
Faz bem para o cérebro O pinhão é fonte de vitaminas do complexo B, o que contribui para o bom funcionamento cerebral. Por isso, o consumo regular auxilia no raciocínio e na memória. Possui também potássio e fósforo, minerais importantes para o cérebro.
Em 100 g de pinhão cozido sem sal há cerca de 175 kcal. Contém também uma quantidade considerável de ômega 6 e 9 e é uma boa fonte de energia. Pode ser consumido por todas as faixas etárias e é indicado principalmente para atletas e crianças em fase de crescimento, devido ao seu aporte calórico.
Quais os tipos de motores de combustão interna?
Quanto rende um título de capitalização da Caixa?
Como funciona o pedido de demissão voluntária?
O que é uma minuta no processo?
Pode tomar glutamina com Whey Protein?
Como os efeitos dos terremotos podem ser minimizados?
Como misturar a tinta para pintar?
Como fazer remix de música no notebook?
Como mesclar uma imagem com o fundo no Photoshop?
O que significa o 02 de julho para a Bahia?
Como misturar áudios no TikTok?
Como montar um quarto de menina sem gastar?
Quais são os impactos da mineração no meio ambiente?