Os óxidos anfóteros são óxidos que possuem um comportamento ambíguo, pois frente a um ácido eles se comportam como um óxido básico; e na presença de uma base se comportam como óxidos ácidos. Tanto a base como o ácido com o qual os óxidos anfóteros reagem devem ser fortes, com caráter químico bem pronunciado.
Um óxido básico é aquele que ao reagir com água gera uma base, ou, ao reagir com um ácido, produz sal e água. Exemplos: Na2O, K2O, CaO, MgO.
Um exemplo de óxido neutro é o óxido nitroso ou monóxido de dinitrogênio (N 2 O), que foi muito usado como anestésico. Além disso, ele também ficou conhecido como gás hilariante, em virtude da euforia que causa na pessoa que o inala.
Os óxidos são compostos binários formados pela combinação de dois elementos, sendo um deles oxigênio. Veja como os óxidos se classificam em função do seu comportamento na presença de outros elementos:
Nome de acordo com tipo de óxido Óxidos iônicos Exemplos de óxidos com carga fixa: CaO - ... Óxidos iônicos Exemplos de óxidos com carga varável: Fe ... Óxidos moleculares Exemplos: CO - Monóxido de carbono N 2 O ...
Exemplos: Na 2 O (Óxido de sódio), BaO (Óxido de bário). Óxidos ácidos: são formados por ametais e apresentam caráter covalente. Na presença de água produzem ácidos e na presença de bases originam sal e água. Exemplo: SO 2 (óxido de enxofre).
Como mudar de combo Globoplay?
Quantos comprimidos de levonorgestrel devo tomar?
Como mudar o perfil do LinkedIn para empresa?
Para que serve tribulus terrestris 1500mg?
Quando eu alterar o número do WhatsApp perco minhas conversas?
Qual melhor horário para tomar Nutraceuticos?
Como mudar o nome do proprietário no IPTU?
Como remover todas as texturas SketchUp?
Como colocar o nome no documento Word?