Como saber se o extintor está vencido?

Pergunta de Andreia Pinheiro de Pereira em 31-05-2022
(70 votos)

Para saber se o extintor está vencido é muito simples: encontre no extintor a validade da carga, quando se tratar de um extintor novo e quando já for um extintor recarregado verificar a etiqueta de garantia onde consta a validade da carga e do teste hidrostático que está afixado no cilindro do extintor ou através do ...

Onde fica a data de validade de um extintor?

Para saber o validade do extintor (carga) procure pelo selo do INMETRO que está fixado no próprio vasilhame (cilindro) do extintor. O selo do INMETRO tem partes destacáveis são elas que mostram a data de realização do serviço.


Qual o tempo de validade de um extintor?

A maioria dos extintores de incêndio tem a validade de cinco anos no casco e nos seus componentes (como visor, manômetro e mangueira). Com relação aos extintores para carro, a validade é de cinco anos — nesse caso, não há a necessidade da recarga após seu vencimento, pois os mesmos são descartáveis.

Qual a validade de extintor ABC?

O extintor ABC tem validade de 5 anos. Uma resolução do Contran de 2004 estabeleceu que, a partir de 2009, todos os veículos deveriam sair de fábrica com o extintor do tipo ABC.

Quando vence um extintor O que que tem que fazer?

É possível fazer a recarga do seu cilindro atual fazer uma troca por um novo. Em qualquer um desses procedimentos, atentar para o selo do INMETRO e para a etiqueta da empresa onde constarão as novas datas de validade do extintor.

Como verificar a data de validade do extintor


39 curiosidades que você vai gostar

O que fazer com extintor de incêndio vencido?

Extintores vencidos ou fora do padrão exigido devem ser deixados em posto de revenda depois de serem trocados. Segundo Corpo de Bombeiros, o produto será encaminhado para empresa credenciada que vai fazer o descarte da maneira correta. “A medida que for trocar o extintor do teu carro, deixe o usado no posto de revendo.

Como inspecionar um extintor de incêndio?

Na inspeção deve-se deve verificar:condições do ambiente a que está exposto o extintor de incêndio, quando aplicável;identificação do fabricante do extintor de incêndio, gravada de forma indelével no recipiente ou cilindro;

O que deve conter no rótulo de um extintor?

Os extintores de incêndio, em seu rótulo, possuem indicação sobre as classes de incêndio para as quais são adequados.

Onde fica o número de série do extintor?

Como olhar número do extintor? NÚMERO DO CILINDRO - Para extintores de gás carbônico, a numeração sempre está na parte de cima do cilindro. Os outros modelos geralmente na parte inferior. A numeração é como RG do extintor, são números na seqüência.

Como é feito o teste hidrostático em extintores?

O teste é realizado colocando o extintor dentro de uma câmara de aço completamente cheia de água sob pressão, que é bombeada para dentro do recipiente a ser testado.

Pode andar com extintor vencido?

No entanto, não é bem assim: é preciso ter atenção à recarga e saber o que fazer caso passe a validade. Afinal, se ele está vencido significa que ele não funcionará como deveria. Assim, os danos podem ser irreversíveis.

Pode andar com extintor vencido no carro?

1 - Extintor de incêndio vencido

Caso contrário, há risco de ser autuado por infração grave, com multa de R$ 195,23, cinco pontos no prontuário e retenção do automóvel para regularização.

Onde descartar extintor vazio?

Para descartar um extintor vencido ou vazio, ligue para o departamento de saneamento da sua cidade. Eles indicarão onde descartar o dispositivo ou o buscarão em sua casa.

Precisa de extintor para vistoria?

Com a publicação da Resolução nº 556/2015/CONTRAN, a partir de hoje (18/09/2015) o extintor de incêndio deixará ser um equipamento obrigatório para veículo comuns, como automóveis, utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada.

O que é despressurização de um extintor?

Os extintores são exemplos destes equipamentos que precisam de inspeção afim de verificar se equipamento está em bom estado. Devemos observar a pressão do manômetro, extintor despressurizado, não vai funcionar para combater emergências, por isso o ponteiro deve sempre indicar que o equipamento está pressurizado.

Pode extintor faz mal?

Os riscos de saúde para os extintores de halon incluem asfixia, queimaduras na pele e irritação cutânea e ocular. Inalar compostos de halon em altas concentrações pode causar sintomas no sistema nervoso central, tais como tonturas, inconsciência e formigamento nos braços e pernas.

Como é realizado o teste hidrostático?

O teste hidrostático é um procedimento realizado para identificar vazamentos e avaliar a resistência de componentes de um sistema, à exemplo de tubos e vasos de pressão. Para realiza-lo, se utiliza um equipamento que preenche todo o sistema com líquido pressurizado.

Como é feito o teste hidrostático?

É simples a realização do teste hidrostático em vasos de pressão. A princípio, o componente deve ser enchido com água até uma pressão determinada. Em seguida, é realizada a vistoria do equipamento. Depois da verificação é emitido um laudo, comprovando se o equipamento está apto ou não.

Qual a validade do teste hidrostático do extintor?

TESTE HIDROSTÁTICO COM VALIDADE DE 5 ANOS. CONFORME AS ESPECIFICAÇÕES DA NBR 15808 E COM CERTIFICAÇÃO INMETRO.

Qual a validade do teste hidrostático de mangueiras de incêndio?

Poucos gestores e responsáveis por imóveis tem a noção que a validade do teste hidrostático em mangueiras de incêndio é de 1 ano, sem exceção. Além disso, a cada 6 meses deve ser feita uma inspeção visual nas mangueiras, a fim de garantir sua integridade, caso o uso se faça necessário.

Qual o nome do teste hidrostático realizado de 5 em 5 anos?

O teste hidrostático extintor é um procedimento estabelecido pelas normas da ABNT NBR 12962/2016, que determinam que todos os extintores devem ser testados a cada cinco anos, com a finalidade de identificar eventuais vazamentos, além de também verificar a resistência do material do extintor.

Quando deve ser realizado o teste hidrostático ou o reteste?

Teste Hidrostático – Reteste:

Este processo deve ser realizado a cada 05 anos para todos os extintores incêndio (água, pó químico, espuma mecânica e CO² – Dióxido de Carbono ou Gás Carbônico). O reteste é o ato de avaliar o cilindro do extintor, quanto à sua resistência para permitir receber recargas por mais 05 anos.

Quais são os cuidados que devem ser tomados no teste hidrostático?

A realização de um teste hidrostático também requer alguns cuidados, que envolvem tanto a segurança quanto a precisão do resultado. A gravidade específica e química do fluido de ensaio precisa ser conhecida, já que alguns fluidos podem se tornar corrosivos e afetar o equipamento.

Quem pode fazer o teste hidrostático?

Para realizar o teste hidrostático em tubulações é primordial contratar empresas que possuam equipamentos e técnicos competentes. A análise é de importância ímpar, no entanto, caso não seja escolhida uma empresa séria e comprometida, ela pode ser comprometida.



Outras questões

Quais são os nomes de todos os Orixás?

Quais são os meios de extinção do arco elétrico?

Quais são os hábitos alimentares e os costumes dos holandeses?

Qual a melhor lente para tirar fotos de paisagens?

Porque o Telegram é melhor que o WhatsApp?

Como bloquear captura de tela?

Pode dar hipoglicemia dormindo?

Quantos endereços de IPv6?

Como acessar conteúdo exclusivo para assinantes?

Em que EP Sanji usa o traje da Germa?

Como palpar apendicite?

Quais são os principais representantes do racionalismo?

Quais partes do corpo são afetadas na crise de ansiedade?

Quanto cobrar por texto de site?

Pode ser feita notificação extrajudicial por E-mail?

Qual disjuntor usar num cabo de 6 mm?

Porque DevOps é considerado mais uma cultura do que um método de desenvolvimento?

Quais as regras de acentuação gráfica?

O que é celulite em Mid?

Como entrar em contato com a Boticário?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com