“Dificuldade para urinar, urinar aos poucos ou em locais não habituais, urina com odor ou coloração anormais (mais amarela, turva ou com presença de sangue), febre, falta de apetite e desânimo podem ser os sintomas observados”, explica Alexandre. Embora o problema possa ocorrer em qualquer cão, é mais comum em cadelas.
Causas da infecção urinária em cachorro A infecção urinária em cachorro causada por bactérias é a mais comum. No normal, o trato urinário é estéril até a metade proximal da uretra. Além disso, quando um microrganismo invasor tentar adentrá-lo, ele costuma ser rapidamente combatido pelo sistema imunológico do animal.
Em relação ao passo anterior, outra das frutas ricas em vitamina C e altamente benéfica para o tratamento da infecção urinária em cachorros é o mirtilo ou arando (blueberry). Os mirtilos contam com propriedades antiaderentes, ideais para evitar que as bactérias que estão na bexiga e rins de seu cachorro permaneçam presas.
Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe falar sobre a infecção urinária em cães, explicando como é esta doença, porque ocorre, quais são os seus sintomas e qual o tratamento adequado para ela. No entanto, deve ter sempre presente que o veterinário é a única pessoa que pode fazer um diagnóstico real desta doença.
A infecção urinária pode ter várias causas, como os cálculos renais, os tumores, a umidade excessiva e outras. Normalmente ela é causada nos cães pela bactéria Escherichia coli, embora os animais também possam ser afetados por fungos e outras bactérias.
Há também opções naturais e caseiras para lidar com infecção urinária. Uma delas é fazer o cão beber mais líquido para limpar os canais urinários, fazendo com que os agentes causadores sejam eliminados. Você pode dar água utilizando uma seringa, já que será difícil fazê-lo beber por conta própria. Outra dica é oferecer suco de laranja.