Os primeiros sinais de envenenamento são: salivação, vômitos, inchaço, vermelhidão na boca, taquicardia, diarreia, tremores, secreções bucais e até convulsões. Caso seu cãozinho apresente estes sintomas, procure imediatamente um veterinário.
O proprietário deve ensacar o animal morto e levar a um dos transbordos municipais (Santo Amaro ou Ponte Pequena) que recebem GRATUITAMENTE cadáveres de animais para incineração ou entrar em contato com clínicas veterinárias ou cemitérios de animais que realizam este serviço mediante pagamento.
Sintomas de intoxicação em gatos
Sintomas de cachorro envenenado
No entanto, os gatos de fato exibem mudanças comportamentais após a perda de um outro gato e às vezes eles podem ser difíceis de entender. Quando os animais têm laços estreitos, eles ficam mais propensos a ficar tristes com a perda de seu companheiro.
Essa intoxicação pode se dar pela ingestão de uma vez só ou de vários dias seguidos, pois a teobromina se acumula no organismo por até 6 dias. A cafeína é outra substância tóxica que também causa tremores e aumento da frequência cardíaca e respiratória.
Em umComo, explicamos como saber se o seu gato foi envenenado. Caso o seu gato tenha sido envenenado, ele precisará da ajuda de um veterinário, devendo ser levado obrigatoriamente a um especialista assim que suspeitar da ingestão de veneno.
O envenenamento de gato é um problema muito grave que requer atenção imediata. Portanto, se você mora distante de clínicas veterinárias ou não conta com muitas opções de veterinários 24 horas em sua região, procure ter sempre carvão vegetal ativado de uso veterinário em casa.
Todo gato doméstico está suscetível a quadros de envenenamento, seja em casa ou na rua. Devido à natureza curiosa e à obsessão por limpeza desses animais, eles acabam se metendo em situações arriscadas de vez em quando.
É muito importante retirar com cuidado a fonte de envenenamento, se a conseguir detectar, para que o animal não seja ainda mais intoxicado, assim como os humanos que convivem com ele. Assim que conseguir observar bem o gato, devemos ligar urgentemente para o veterinário, que certamente indicará como proceder nesta situação.