O dente quebrado tem sintomas. Alguns deles são: dor após a mastigação, falha ou rachadura na estrutura do dente e inchaço ou inflamação.
Uma das principais causas de um dente trincado é o bruxismo e o apertamento dentário que ocorre ao longo do dia. Porém, essas trincas também podem acontecer em casos mais simples e corriqueiros, como mastigar gelo, por exemplo.
Se for um trincado pequeno, quase imperceptível, sim, pode usar aparelho normalmente, e é até recomendado caso seu dente tenha trincado por mal posicionamento.
Tome estas providências imediatamente após o acidente, antes mesmo de procurar um profissional: procure pelo fragmento quebrado e limpe-o com água corrente; coloque-o em uma solução de pH neutro, como soro fisiológico ou leite; faça um bochecho de água com sal ou com enxaguante bucal para limpar o local.
Um dente quebrado pode gerar dor e desconforto na hora de mastigar, desenvolver infecções e, até mesmo, danos na mandíbula. Para não deixar os problemas avançarem é preciso conversar com um dentista e seguir as recomendações passadas.
Fazer acompanhamento regular como dentista, caso seja uma rachadura muito superficial e que não causa sintomas; Consertar o dente, com um tratamento de reparação que inclui o uso de um adesivo dental ou uma resina especial para restaurar o dente; Remover o dente, em último caso, quando a raiz está muito comprometida.
A dor causada pelos dentes pode piorar à noite se você tiver o hábito de ranger os dentes. Mascar chiclete também pode piorar a dor causada pelos dentes do siso. Observe se há vermelhidão e inchaço. Os dentes do siso também podem fazer com que a gengiva fique vermelha e inchada, e você pode sentir o inchaço com a língua.
Apesar de não resolver o problema da tela trincada, a pasta de dente branca, espalhada com movimentos circulares com um pedaço de algodão ou de um tecido macio, diminui as imperfeições. Por ser abrasiva, ela deixa a tela muito mais limpa e uniforme, no caso de trincados mais leves ou riscos superficiais, como você já viu aqui, nessa outra matéria .
Se conseguir tolerar, use um cubo de gelo pequeno para combater a inflamação e aliviar a dor. No começo, o gelo parecerá frio demais, porém o tecido ao redor do dente que está nascendo deverá ficar anestesiado dentro de cinco minutos. Você pode usar o gelo três a cinco vezes por dia ou conforme a necessidade para diminuir a sensibilidade.
Quantos dias o Instagram fica bloqueado por phishing?
Quanto tempo durou a seca de 1915?
Quais as forças policiais existentes no Brasil?
Qual é a batata menos calórica?
Qual a diferença entre eu poético e autor?
Como deixar alguém com ciúmes com uma frase?
Qual trilha fazer no Parque do Caracol?
O que é avaliação da aprendizagem para Jussara Hoffmann?
Quais os instrumentos da Lei de Responsabilidade Fiscal?
Com quanto dinheiro se começa no monopoly?
Que horas debita pagamento agendado BB?
Como devo tomar amoxicilina de 875 mg?