O dente quebrado tem sintomas. Alguns deles são: dor após a mastigação, falha ou rachadura na estrutura do dente e inchaço ou inflamação.
Uma das principais causas de um dente trincado é o bruxismo e o apertamento dentário que ocorre ao longo do dia. Porém, essas trincas também podem acontecer em casos mais simples e corriqueiros, como mastigar gelo, por exemplo.
Se for um trincado pequeno, quase imperceptível, sim, pode usar aparelho normalmente, e é até recomendado caso seu dente tenha trincado por mal posicionamento.
Tome estas providências imediatamente após o acidente, antes mesmo de procurar um profissional: procure pelo fragmento quebrado e limpe-o com água corrente; coloque-o em uma solução de pH neutro, como soro fisiológico ou leite; faça um bochecho de água com sal ou com enxaguante bucal para limpar o local.
Um dente quebrado pode gerar dor e desconforto na hora de mastigar, desenvolver infecções e, até mesmo, danos na mandíbula. Para não deixar os problemas avançarem é preciso conversar com um dentista e seguir as recomendações passadas.
Fazer acompanhamento regular como dentista, caso seja uma rachadura muito superficial e que não causa sintomas; Consertar o dente, com um tratamento de reparação que inclui o uso de um adesivo dental ou uma resina especial para restaurar o dente; Remover o dente, em último caso, quando a raiz está muito comprometida.
A dor causada pelos dentes pode piorar à noite se você tiver o hábito de ranger os dentes. Mascar chiclete também pode piorar a dor causada pelos dentes do siso. Observe se há vermelhidão e inchaço. Os dentes do siso também podem fazer com que a gengiva fique vermelha e inchada, e você pode sentir o inchaço com a língua.
Apesar de não resolver o problema da tela trincada, a pasta de dente branca, espalhada com movimentos circulares com um pedaço de algodão ou de um tecido macio, diminui as imperfeições. Por ser abrasiva, ela deixa a tela muito mais limpa e uniforme, no caso de trincados mais leves ou riscos superficiais, como você já viu aqui, nessa outra matéria .
Se conseguir tolerar, use um cubo de gelo pequeno para combater a inflamação e aliviar a dor. No começo, o gelo parecerá frio demais, porém o tecido ao redor do dente que está nascendo deverá ficar anestesiado dentro de cinco minutos. Você pode usar o gelo três a cinco vezes por dia ou conforme a necessidade para diminuir a sensibilidade.
É normal ter espinhas no começo da gravidez?
Como sei que meu cadastro na Uber foi aprovado?
Onde testar a qualidade da água de poço?
O que acontece se não converter o fogão?
Como faço para pedir um Uber XL?
Como saber se o certificado e Icp-brasil?
Como entrar na Netflix sem assinar nada?
Como inserir linhas e colunas no LibreOffice Calc?
O que é bom para virose diarreia e vômito?
Como consultar parcelas do financiamento habitacional Banco do Brasil?
Como pedir um novo chip da Vivo?
Como solicitar telefone fixo empresarial?
Como testar a vibração do controle?