Como saber se me é objeto direto ou indireto?

Pergunta de Ana Rita Oliveira em 01-06-2022
(24 votos)

Objeto direto: me, te, o, a, nos, vos, os, as. Exemplo: Respeite-me. Objeto indireto: me, te, lhe, nos, vos, lhes.

Como saber se é objeto indireto?

Objeto indireto

Diferentemente do objeto direto, o indireto é acompanhado de preposição em todos os contextos. Em resumo, objeto indireto é o termo que completa o sentido do verbo transitivo indireto. Nesse tipo de termo integrante, a pergunta feita a essa modalidade de verbo é “de que” ou “em que”, principalmente.


Como saber se o pronome me é objeto direto ou indireto?

Os pronomes oblíquos podem desempenhar a função de complementos verbais da seguinte forma:Objeto direto: o, a, os, as.Objeto indireto: lhe, lhes.Objeto direto ou objeto indireto: me, te, se, nos, vos.

Quando o ME é objeto direto?

c) Os pronomes oblíquos me, te, se, nos, vos podem ser objeto direto ou indireto. Para determinar sua função sintática, podemos substituir esses pronomes por um substantivo: se o uso da preposição for obrigatório, então se trata de um objeto indireto; caso contrário, de objeto direto. ... Portanto, "me" é objeto direto.

Como saber o que é objeto direto e indireto?

O complemento que não é obrigatoriamente acompanhado por preposição é chamado de objeto direto, enquanto que o complemento que exige preposição é chamado de objeto indireto. Assim, os verbos transitivos diretos não exigem complemento com preposição. Exemplos: Ana vende livros.

OBJETO DIRETO E INDIRETO - Profa. Pamba


16 curiosidades que você vai gostar

O que é um objeto direto exemplos?

O Objeto Direto é um termo integrante das orações, o qual vincula-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Diretos. Trata-se de um tipo de Complemento Verbal que integra-se ao sentidos dos Verbos de maneira direta, sem a mediação de outra palavra. Veja o exemplo: Maria Cristina fez acarajé.

Qual é a função do objeto indireto?

O objeto indireto é um tipo de Complemento Verbal. ... Diferentemente do Objeto Direto, o qual vincula-se ao Verbo diretamente, o Objeto Indireto integra-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Indiretos através de uma Preposição.

O que significa objeto direto?

O objeto direto é um complemento verbal e na maioria das vezes ele não está acompanhado por preposição. Assim como o objeto indireto, o objeto direto é um termo integrante da oração que completa o sentido dos verbos transitivos, o qual sozinho não consegue transmitir uma mensagem com sentido completo.

Quando o pronome lhe é objeto indireto?

Pronome pessoal oblíquo, "lhe" funciona como objeto indireto (complemento de verbo ligado por preposição). É equivalente a "a ele", "a ela", "a você", "ao senhor" : "Obedecemos aos nossos pais." "Obedecemos-lhes."

Quando se usa o lhe?

Depende da regência. Lhe funciona como objeto indireto. Serve de complemento de um verbo transitivo indireto. O e A têm a função de objeto direto.

Quando o pronome oblíquo e objeto indireto?

O pronome pessoal oblíquo “lhe” (lhes) representa o complemento de um verbo transitivo indireto, atuando, portanto, como objeto indireto. Exemplos: Entregamos-lhe todos os presentes que recebera.

Quais são as colocações pronominais?

Próclise – Na colocação pronominal Próclise o pronome aparece antes do verbo. Mesóclise - Na colocação pronominal Mesóclise o pronome aparece no meio do verbo. Ênclise - Na colocação pronominal Ênclise o pronome aparece depois do verbo.

Onde objeto indireto?

O Objeto Indireto é um complemento verbal obrigatoriamente acompanhado por preposição. Ele tem como função completar o sentido dos verbos transitivos que por eles só não fornecem informação completa. Exemplos: Meu pai gosta de música clássica.

O que vem depois do objeto direto?

O objeto direto pode vir precedido de preposição: é chamado objeto direto preposicionado. Tal preposição ocorre por razões várias e não pela exigência obrigatória do verbo.

O que é objeto exemplo?

Significado de Objeto

substantivo masculino Algo que se consegue perceber pelos órgãos sensoriais, nomeadamente pela pele, língua, nariz, ouvidos e olhos. Causa, motivo de um sentimento, de uma ação: o objeto do desejo. Tudo o que se oferece ao espírito, que o ocupa: objeto de preocupação.

O que liga o objeto indireto ao verbo?

Objeto indireto (OI) é o complemento verbal que se liga ao verbo por meio de preposição. ... Pode-se dizer que, de modo geral, o objeto indireto indica o paciente da ação verbal, isto é, o elemento ao qual se destina a ação verbal expressa.

O que é objeto Indi?

Os objetos indígenas são inconfundíveis, feitos à mão, e ganham um local destaque em salas, escritórios, varandas, cozinhas e banheiros. O item mais básico e utilitário dentro de uma tribo, ganhas novos contornos em sua casa, se tornando elementos decorativos de muito sucesso.

O que é oração indireto?

O objeto indireto é um termo integrante da oração que completa o sentido de um verbo transitivo indireto. Observe os termos em destaque na seguinte oração: Preciso de um sapato novo. ... A esse tipo de verbo, que necessita de complementos, damos o nome de verbos transitivos.

O que é verbo transitivo direto exemplos?

Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito. ... Objeto direto: meu bolo predileto)

O que é uma colocação pronominal exemplos?

A colocação pronominal é a posição que os pronomes pessoais oblíquos átonos ocupam na frase em relação ao verbo. A colocação pronominal faz referência à posição dos pronomes pessoais oblíquos átonos em relação ao verbo. ... Próclise: o pronome surge anterior ao verbo. Exemplo: Não me faça perder sua confiança.

Quando ocorre a próclise?

Nota: A ênclise ocorre no início de todas as orações, com exceção de quando o verbo está no futuro do presente do indicativo e no futuro do pretérito do indicativo. Com esses dois tempos verbais ocorre mesóclise: pedir-te-ei; pedir-te-ia. Sente-se agora e coma!

Como entender a colocação pronominal?

Existe uma ordem de prioridade na colocação pronominal: 1º tente fazer próclise, depois mesóclise e em último caso, ênclise. É a colocação pronominal antes do verbo. A próclise é usada: 1) Quando o verbo estiver precedido de palavras que atraem o pronome para antes do verbo.

Quando usar o pronome oblíquo no?

De acordo com a Gramática Tradicional, quando o verbo não exigir preposição, usa-se o pronome oblíquo “o” ou “a”. Caso exija (enquadrando-se como verbo transitivo indireto), usa-se o pronome oblíquo pessoal “lhe”.

Como usar o pronome oblíquo?

Gramática. Os pronomes pessoais oblíquos são aqueles que se referem às pessoas do discurso tendo função de complemento (e não de sujeito) na oração. Quando as pessoas do discurso (1ª, 2ª ou 3ª pessoa do singular ou do plural) são o sujeito da oração, trata-se do pronome pessoal reto (eu, tu, ele, nós, vós, eles).

Como substituir objeto direto por pronome oblíquo?

Uso dos pronomes oblíquos átonos

os pronomes me, te, nos, vos e se são empregados como objetos direto ou indireto: Exemplos: Eles me respeitam. (respeitar alguém - objeto direto) ou Entregaram-te o documento ontem.



Outras questões

Quantas sessões de Criofrequência para ter resultado?

Como retirar o GNV do documento do veículo?

Como faço para ter no meu celular o fuso horário automático?

Como dar entrada no Dpvat PR?

De quem é a frase Decifra-me mas não me conclua?

Como tirar o amarelado do tênis com pasta de dente?

Como é a cera espanhola?

Como solicitar o Riocard universitário?

Como tirar cola de cabelo de criança?

Qual a escrita correta do nome Elisa?

Como usar Olaplex pra descolorir?

Como solicitar talão de nota fiscal?

Quem é Drake One Piece?

Como usar o controle do iPhone?

Como se escreve escova no plural em inglês?

Como pedir segunda via do Bilhete Único?

Quando tirar a tala de gesso?

Que que é uma pessoa bitolada?

Como diminuir o grave do som do PC?

Como pedir 2 via cartão bom?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com