A ferida da mordida pode ficar dolorida ou dormente. Geralmente, as mordidas de morcego não causam nenhum sintoma. Os sintomas da raiva surgem quando o vírus da raiva chega ao cérebro ou à medula espinhal, geralmente entre 30 e 50 dias depois de a pessoa ter sido mordida.
A Dra. Juliene explica que sim: “Além do risco de transmissão da raiva, a mordida do morcego pode causar inflamação e infecção local, e ainda transmitir outras doenças infecciosas, como o tétano.”
RIO - O médico infectologista Gustavo Guimarães explica que a mordida do morcego pode causar pelo menos três doenças: a raiva, o tétano e as infecções locais mais leves. A principal delas é a raiva, doença transmitida por vírus e que mata.
Nas agressões por morcegos, deve-se proceder a SORO-VACINAÇÃO, independentemente do tipo de morcego agressor, tempo decorrido e gravidade da lesão. Iniciar imediatamente o tratamento com soro e 5 doses de vacina anti-rábica humana (cultivo celular) nos dias 0, 3, 7, 14 e 28.
Os sintomas da raiva em humanos começam aproximadamente 45 dias após a mordida do animal contaminado, já que o vírus precisa chegar no cérebro antes de provocar qualquer tipo de sintoma. Assim, é comum que a pessoa já tenha sido mordida há algum tempo antes de apresentar qualquer sinal ou sintoma.
Entre os principais sintomas da raiva canina estão sintomas de agressividade no animal, salivação excessiva, paralisia e mudanças de comportamento, que podem fazer seu pet deixar de ser alegre e festeiro para se tornar depressivo e retraído.
Raiva canina sintomas no animal
Os morcegos não apenas transmitem diferentes cepas de coronavírus, um patógeno que em humanos pode causar inflamação pulmonar grave e febre. Eles também são um reservatório natural de outros vírus, como raiva e Marburg, Nipah e Hendra, que geraram surtos na África, Malásia, Bangladesh e Austrália.
Se o morcego morder você ou a saliva dele cair nos seus olhos, nariz ou boca, procure um médico imediatamente, pois esses animais transmitem raiva. Leve o morcego para fora e solte-o em uma árvore. Rapidamente e com cuidado, leve o morcego para uma árvore próxima no lado de fora da casa.
Lembre-se de que o morcego está tão assustado quanto você, se não mais. Procure capturá-lo e soltá-lo sem machucar. Os morcegos podem morder e transmitir doenças como a |raiva, por isso, sempre use luvas ao se aproximar de um ou manuseá-lo.
Grande parte dos morcegos brasileiros preferem insetos, já a maioria ao redor do mundo é frugívoro, ou seja, se alimentam de frutos. Esses bichinhos são bem adaptáveis e enquanto uns não dispensam a rusticidade de uma caverna, outros encontram espaço no conforto do centro urbano.
Os morcegos podem ser considerados reservatórios de diversos microrganismos, podendo causar doenças graves nas pessoas, como a raiva e a histoplasmose, por exemplo. Saiba mais sobre as doenças transmitidas por morcegos e como evitar
Quem foi Evandro do dendê na vida real?
Como saber a data de fabricação de um iPhone?
Quando começou o pré-modernismo?
Qual a estrutura do Future Going To?
Qual a origem do aniversário de casamento?
Qual a data de vencimento do IPVA 2020?
Quando chega o fim de um relacionamento?
O quê Rousseau diz sobre a democracia?
Como podemos colaborar para melhorar o ar que respiramos continua o que eu comecei?
Como é possível construir um espaço escolar inclusivo para todos?
Como consumir de forma consciente *?
O que estimula o mecanismo do desenvolvimento limpo?