1- Com que frequência você toma bebidas alcoólicas? 2- Nas ocasiões em que bebe, quantas doses você consome tipicamente ao beber? 3- Com que frequência você toma “cinco ou mais doses” de uma vez? 4- Quantas vezes, ao longo dos últimos 12 meses, você achou que não conseguiria parar de beber uma vez tendo começado?
Não precisa de muitos drinks para te deixar no grau e aí sua conta não fica tão cara!...
"É muito comum escutar a pessoa dizer que só bebe nos finais de semana, então não tem problema. Mas isso não é verdade, esse comportamento é de risco e representa um perigo real", alerta a psiquiatra Carla Bicca, conselheira da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (Abead).
Sem falar naquelas atividades que passam a oferecer um baita perigo quando exercidas sob efeito de álcool, como dirigir. Não à toa, a OMS oferece um teste que serve como primeiro passo para identificar quem pode estar exagerando e nem imagina. Que tal fazê-lo? É só responder às questões abaixo e somar os pontos de cada uma:
Acontece que a linha que define o consumo danoso de álcool (ou seja, o alcoolismo) vem muito antes do que pensamos. Alcoolista não é só aquele que rola no próprio vômito às 10 da manhã em plena terça-feira. Como saber se lido com algum transtorno relacionado ao álcool? O teste é bem simples.
Como saber se lido com algum transtorno relacionado ao álcool? O teste é bem simples. Basta ver se você tem 2 ou mais dos 11 sintomas listados aqui: Se você tem 4 ou mais sintomas, é importante buscar ajuda de um especialista.
Porém, os sintomas de alcoólatra vão muito além da intoxicação por álcool. Em geral, pessoas que já se tornaram dependentes tendem a: continuar a beber mesmo quando percebem que estão se afastando da família e dos amigos;