Na região em que há inchaço, aperte com os dedos a pele por dois segundos e observe. Se a marca do permanecer durante três segundos, é sinal que há líquido retido nos tecidos periféricos, ou seja, retenção de líquido. Há ainda causas específicas que atingem mulheres que têm as pernas inchadas.
Entretanto, com um teste simples dá para descobrir se é gordura ou retenção de líquido: basta apertar a pele por dois segundos e observar. Se a marca do dedo ficar por três segundos ou mais, há líquido retido nos tecidos periféricos. Se isso não acontecer, existe aumento de gordura.
O inchaço pode acontecer por causa do calor, sobrepeso, TPM, final de gestação, ficar sentado por muitas horas, mas também pode significar alguma doença, como varizes, trombose, um trauma, linfedema. Fique atento se notar que só uma perna inchou ou se as suas pálpebras estão inchadas, por exemplo.
O ideal é procurar um Angiologista ou Cirurgião Vascular, esses são os profissionais mais indicados para realizar a sua avaliação e propor uma estratégia de tratamento!
Algumas dicas para ajudar a diminuir o inchaço das pernas são:
A gordura, por exemplo, se caracteriza pelo aumento do volume das células adiposas na silhueta e o inchaço pelo acúmulo de líquido entre as células. Por isso, um simples teste de toque é capaz de definir a causa do aumento das medidas.
ROSTO INCHADO pode ser sinal de problemas na tireóide. Quando a tireóide não produz hormônio suficiente o metabolismo cai, o que pode levar a ganho de peso, que se reflete no rosto inchado. MUDANÇA DE COR NO ROSTO pode ser bronquite, asma e icterícia.
3 passos simples para desinchar a barriga
No caso das pernas inchadas oriundas de inflamação, o local fica muito dolorido, quente e com manchas vermelhas. Quase sempre acompanhado de febre. “A piora do quadro se dá com pernas pendentese melhora ao deitar-se com as pernas elevadas”, ensina Waksman.
O emagrecimento e a movimentação do corpo promovem uma melhor circulação sanguínea e linfática, reduzindo o aparecimento das pernas inchadas. Uma alimentação saudável para emagrecer e evitar o inchaço das pernas deve incluir frutas como melancia, abacaxi ou melão, que além de terem poucas calorias]
Algumas formas de tratamentos naturais para as pernas inchadas são o uso de chá diurético, como o gengibre, beber mais líquidos durante o dia ou diminuir o consumo sal.
O que fazer: deve-se ir ao pronto-socorro caso os sintomas se mantenham por mais de 24 horas para fazer o diagnóstico do problema e iniciar o tratamento adequado, que normalmente é feito com antibióticos. Confira no vídeo a seguir algumas estratégias que podem ajudar a tratar as pernas inchadas de forma natural:
Como funciona o contrato de concessão?
O que usar para limpar vidros altos?
Quais são os sintomas de quem está apaixonado?
Qual o consumo de energia elétrica de uma cerca elétrica?
Qual a diferença entre dipirona e ibuprofeno?
Qual a maior artéria do corpo humano?
Porque não pode comer ovo à noite?
Quanto custa o IPVA do Gol g5 2010?
Quais vidrarias são consideradas volumétricas?
Qual tipo de problema o algoritmo Dijkstra pretende resolver?
O que a Bíblia fala sobre entendimento?
Como é chamado o homem que veste a fantasia do bumba meu boi?
Como usar o azeite de oliva para soltar o intestino?
O que é bom para afastar cobras?
Qual o chá que é bom para afinar o sangue?
Quantas horas trabalha uma secretaria escolar?
O que quer dizer decisão de admissibilidade?