A proposição p ∨ (~p) é uma tautologia, pois o seu valor lógico é sempre V, conforme a tabela-verdade. A proposição (p Λ q) → (p → q) é uma tautologia, pois a última coluna da tabela-verdade só possui V. Contradição é uma proposição cujo valor lógico é sempre falso.
Para detectar rapidamente uma Tautologia, basta analisar a última coluna da Tabela de Verdade que você preencher na resolução da sua questão. Caso a coluna da proposição analisada só tiver valores lógicos verdadeiros, trata-se de uma Tautologia.
Resultado de tabelas de verdade
Se na coluna do operador principal todas as linhas forem verdadeiras, diremos que a proposição composta é uma tautologia. Ao contrário, se todas forem falsas, é uma contradição. Por fim, se houver pelo menos uma verdadeira e pelo menos uma falsa, diremos que é uma contingência.
A contradição normalmente é uma conjunção. Contingência é uma proposição cujo valor lógico pode ser verdadeiro ou falso, ou seja, não é nem uma tautologia e nem uma contradição, é uma proposição indeterminada. ... A contingência normalmente é uma condicional. A maioria das proposições compostas são contingências.
Em filosofia e outras áreas das ciência humanas, diz-se que um argumento é tautológico quando se auto explica, de forma redundante. É a proposição que tem por sujeito e predicado um mesmo conceito, expresso ou não pelo mesmo termo. Por exemplo, dizer que “tudo o que é demais sobra” é uma afirmativa tautológica.
33 curiosidades que você vai gostar
1.1.
Uma tautologia é uma proposição composta que é sempre verdadeira, independentemente do valor lógico das proposições simples que a constituem. O exemplo mais simples é a proposição p ∨ (¬p). Qualquer que seja o valor lógico da pro- posição p, essa proposição sempre será verdadeira.
(1) Uma sentença composta é chamada Tautologia quando seu valor lógico for sempre verdade, independentemente dos valores lógicos das sentenças simples que a compõem.
Contradição é uma proposição cujo valor lógico é sempre falso. A proposição p Λ (~p) é contraválida,pois os resultados com verdadeiro e falso sempre dão falso no final da coluna.
contradiçãoAfirmação oposta, inversa ou contrária ao que alguma pessoa disse;Incongruência entre ações ou comentários consecutivos relativamente àquilo que se disse;Discordância de pontos de vista, perspetivas, emoções, vocábulos ou ideias;Ação ou resultado de (se) contradizer;Impugnação ou refutação.
Na Filosofia a contingência tem o significado de algo que pode vir a acontecer, de maneira eventual. Se trata de um resultado que pode ser esperado, mas que não tem garantia que vá ocorrer, o evento pode ou não acontecer.
Diz-se que são contingentes as proposições que não são necessariamente verdadeiras nem necessariamente falsas. Há quatro classes de proposições, algumas das quais se sobrepõem: proposições necessariamente verdadeiras ou Tautologias, que devem ser verdadeiras, não importa quais são ou poderiam ser as circunstâncias.
Define-se como contingência a proposição composta que não é uma tautologia nem uma contradição, ou seja, o valor lógico da proposição composta depende dos valores lógicos das proposições simples que a compõem.
Uma fórmula A é chamada de CONTRADIÇÃO se para qualquer valor de verdade de seus atomos a fórmula sempre assume valor F (Falso) . Uma fórmula P é chamada de TAUTOLOGIA se para qualquer valor de verdade de seus átomos a fórmula sempre assume valor V (Verdadeiro). Se uma fórmula A é TAUTOLOGIA então ~A é CONTRADIÇÃO.
Proposição: Toda frase que você consiga atribuir um valor lógico é proposição, ou seja, frases que podem ser verdadeiras ou falsas. Não são proposições frases onde você não consegue julgar, se é verdadeira ou falsa, por exemplo: 1) Vai estudar? 2) Mas que legal!
Princípio da não tautologia: uso de diferentes palavras ao longo do texto, mas que transmitem a mesma ideia. Esse vício de linguagem interfere na interpretação, pois impede a progressão textual e, consequentemente, o entendimento da mensagem.
O que dizem as Leis de Morgan
Em linguagem simples podemos dizer o seguinte: negar duas proposições ligadas com “e” – ou seja, uma conjunção – é o mesmo que negar duas proposições e ligá-las com “ou” (ou seja, transformá-las em uma disjunção. Para ficar mais claro: Não (p e q) é igual a (não p) ou (não q).
1. Acto de contradizer ou contradizer-se. 2. Incoerência entre actos ou ditos sucessivos.
1. Contradição social. Entende-se por contradições sociais os problemas que a humanidade já tem condições materiais de superar mas que persistem porque são produzidos pelo próprio desenvolvimento da sociedade. A fome, a desigualdade social e a miséria são exemplos de contradições sociais.
A contradição que autoriza o cabimento de embargos de declaração é aquela existente entre a fundamentação e a conclusão do acórdão. Estando o fundamento do julgamento em perfeita harmonia com a sua conclusão, não há se falar na existência de vício que enseja a interposição de embargos de declaração para saná-lo.
Segundo o princípio da não contradição uma proposição não pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo. A lei da não contradição, assim como seu complemento, a lei do terceiro excluído (a terceira das três leis do pensamento), são correlatas à lei da identidade (primeira das três leis).
As proposições lógicas podem ser classificadas em dois tipos: Proposição simples - São representadas de forma única. Ex: O cachorro é um mamífero. Proposição composta - São formadas por um conjunto de proposições simples, ( duas ou mais proposições simples ligadas por “conectivos lógicos”).
Um argumento só será considerado válido se todas as premissas tiverem o valor lógico V, o mesmo da conclusão. Portanto, podemos afirmar que um argumento será válido se todas as premissas forem verdadeiras e levarem a uma conclusão também verdadeira. Um argumento não válido é conhecido como sofisma ou falácia.
A frase “Hoje está chovendo?” é uma proposição. ... A frase “Maria é uma ótima estudante ou é rica” é uma conjunção.
Na comunicação, o elemento fundamental é a sentença, ou proposição simples, constituída esquematicamente por um sujeito e um predicado, sempre nas formas afirmativa ou negativa, excluindo- se as interrogativas e exclamativas.
Valor Lógico
Os valores lógicos possíveis são: verdade (V) e falsidade (F). Notação: V (p) indica o valor lógico da proposição p. Assim, se a proposição p for verdadeira, V(p) = V; se a proposição p for falsa, V(p) = F.
Qual o valor da Bolsa Família por pessoa?
Quais são os sete níveis de consciência?
Como é chamado o período de 4 anos?
Como saber se o texto é literário?
Quais os riscos de não alongar?
Pode fazer exercícios físicos todos os dias?
Como fazer a coloração do cabelo durar mais tempo?
Qual a tipologia de inovação atribuída ao Google?
Qual tempo de jogo sai mais gol?
Qual é o nome de abacaxi em inglês?
Quem é a embaixadora da Prada Korea?
Quanto tempo podemos ficar com CNH vencida?
Quais são os quatro tipos de mercado?