O que precisa você precisa entender é que assim como na maioria das áreas, e com a contabilidade não é diferente, a parte prática é fundamental para evolução, ou seja, o mais importante é você ter experiências na área em que for atuar, ter foco e buscar muita, muita informação além do curso de Ciências Contábeis.
O profissional formado em Ciências Contábeis tem entre as suas aptidões a capacidade de mudar as organizações de maneira positiva, aplicando seus conhecimentos de gestão. Na grade curricular você encontrará disciplinas desde ciências humanas até matemática.
O contador pode operar na esfera pública ou privada. Pode ser professor na área da contabilidade, poderá ser contador em um escritório particular, ser contador em empresa de terceiros, consultor, perito, auditor, entre outras especialidades.
O profissional formado em ciências contábeis desenvolve atividades variadas tanto no setor público quanto na esfera privada. É quem administra, acompanha e gere as contas de uma instituição, registrando as despesas, as receitas e os lucros, tendo ainda competência para fazer as declarações de imposto de renda.
No geral, é um curso com grau de dificuldade compatível com as exigências da profissão. ... Ciências Contábeis não está entre os cursos mais fáceis, mas vale muito a pena: o investimento renderá bons frutos no mercado de trabalho!
Ter boa empregabilidade Para ter uma ideia, segundo dados do Ipea, a Contabilidade tem empregabilidade de 93,87%, sendo ligeiramente superior à área de Administração (93,45%), um curso que também oferece boas oportunidades.
Desemprego Zero: A taxa de empregabilidade nesta profissão é muito alta (90%), visto que cada empresa é obrigada por lei a ter um contador, por isso é raro encontrar um bom profissional contábil desempregado. Estima-se que o Brasil tenha, aproximadamente, 20 milhões de negócios.
Presente na área de conhecimento humano de “Ciências Sociais Aplicadas”, assim como Administração e Ciências Econômicas, a faculdade de Ciências Contábeis dura em média quatro anos de formação de nível superior dividida em oito semestres.
Atividades Complementares do Curso de Ciências Contábeis
Os formados em ciências contábeis se capacitam para atuar com o controle do patrimônio e das finanças de pessoas físicas e jurídicas para que elas mantenham-se dentro do que preza a legislação vigente sobre o assunto e não cometam irregularidades. Algo que é extremamente importante.
Quem tem perfil para Ciências Contábeis está sempre estudando, afinal, essa não é uma profissão que exige apenas o conhecimento transmitido pela graduação. Você precisa entender de legislação, taxas financeiras, direito do trabalhador, entre outras coisa. Tudo isso muda com frequência e é preciso sempre se atualizar.
Agora que você já sabe por que a área de ciências contábeis é tão importante para as empresas, a diferença dela para outras afins e qual o perfil de quem desejar atuar nesse ramo, vamos abordar o que é preciso para se formar e, consequente, se capacitar nessa profissão. Confira:
Sem dúvidas, a graduação em ciências contábeis busca aprofundar e expandir os seus conhecimentos matemáticos. Porém, engana-se quem acha que a grade curricular tem uma proposta unidimensional de ensino — isto é, que foca somente no trabalho com números e nada mais.
O que são as queimadas legais?
Quais são os tipos de ecocardiograma?
Qual a diferença entre dependente é beneficiário?
Qual é o objetivo das mensagens ICMP?
Qual a fonte ideal para fita de LED?
O que é vasculite inflamatória Auto-imune?
Como tratar cicatriz na retina?
O que acontece quando a hérnia está perto de estourar?
O que não se deve comer quando se tem artrite reumatoide?
Para que serve o tempero do chef?
Como fazer funcionar a tecla Delete?