De acordo com a NGK, o ideal é verificar o estado de desgaste das velas a cada 10 mil quilômetros ou conforme orientação da montadora. Sempre que for checar as velas, vale a pena também avaliar as condições dos cabos e bobinas, para garantir o funcionamento perfeito de todo o sistema de ignição.
Uma das peças do motor que costuma ficar meio esquecida é a vela de ignição. Apesar de custar pouco, hoje na faixa de 15 a 30 reais, ela pode provocar problemas no funcionamento do carro. É preciso lembrar que ela deve ser verificada a cada 12 meses ou 10 mil quilômetros, é só conferir no manual.
Velas desgastadas fazem com que uma parte da mistura ar/combustível não seja queimada de maneira adequada, elevando o consumo de gasolina ou etanol. “Motoristas que notarem um consumo de combustível elevado devem procurar um mecânico de confiança para inspecionar as condições das velas de ignição”, orienta o especialista da NGK.
Os cabos das velas de ignição ruins degradam internamente ou desenvolvem rachaduras e quebras em seus revestimentos exteriores. Isso causa interferência elétrica e pode fazer com que um motor fique hesitante caso seja interrompido o fluxo normal de corrente elétrica que vai da bateria para as velas.
Mas as velas trabalham escondidas, longe das vistas do motorista. Além disso, retirar uma vela não é fácil para leigos, embora não seja impossível. Por isso, antes de retirar as velas para uma inspeção, ter atenção a alguns sinais pode ajudar.
Qual a quantidade de leucócitos que indica leucemia?
O que é um ambiente facilitador de aprendizagem?
Qual o melhor aplicativo para treinar a memória?
Quantos tipos de estratificação existe?
Qual o tipo de lixa para lixar ferro?
O que é o crime de injúria real?
O que visitar em casablanca em 1 dia?
Quanto tempo a argila verde tem que ficar no rosto?
Quais os malefícios da intolerância à lactose?
Quantos jogadores tem Fortnite?
Quantos megas tem um vídeo de 1 minuto?
Quais as condições genéricas e específicas da ação penal?