Portanto, sempre que houver a preposição A junto aos pronomes demonstrativos AQUELE(S), AQUELA(S) e AQUILO, haverá crase. Devemos, então, usar o acento da crase no primeiro “a”.
1. A crase deve ser empregada apenas diante de palavras femininas. Essa é a regra básica para quem quer aprender mais sobre o uso da crase. Apesar de ser a mais conhecida, não é a única, mas saber que – salvo exceções – a crase não acontece antes de palavras masculinas já ajuda bastante!
Os pronomes demonstrativos aquele, aquela e aquilo são empregados para seres ou coisas que se acham distantes da primeira e da segunda pessoa, do falante e do ouvinte.
Geralmente, isso emprega-se, quando este pronome se refere a um ser que está perto da pessoa, para quem se fala; e emprega-se isto, quando este pronome se refere a um ser que se encontra perto de quem fala: a) «Que é isso que está aí ao teu lado direito?» b) «Dá-me isso, que tens na mão.»
Esse, essa, isso x Este, esta, isto x Aquele, aquela, aquiloEste, esta, isto: para antecipar o referente (um termo do texto) ou para retomar o referente mais próximo.Esse, essa e isso: para retomar um termo já citado no texto.Este: trata de algo que está próximo do emissor – aquele que fala.
42 curiosidades que você vai gostar
A crase será facultativa quando a presença do artigo definido feminino “a” ou a preposição “a” também for facultativa, podendo ou não estar presente na frase. Dessa forma, se o artigo e a preposição estiverem na frase, o uso da crase é obrigatório, pois há contração da preposição “a” com o artigo “a”.
Assim, a crase não deve ser usada nos seguintes casos: Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): ... Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):
Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei. Quanto a esse assunto, nada sei.
Facultativo é a qualidade daquilo que não é obrigatório. Quando se diz que algo é facultativo significa que é optativo, ou seja, pode ou não ser feito.
Como se chama uma pessoa que não gosta de pessoas?
Quais são os atos privativos do fisioterapeuta?
Qual a diferença entre maço e box?
Pode pegar cachorro com 45 dias?
O que a Bíblia fala em ter caso com homem casado?
Como declarar compra e venda de criptomoedas?
O que acontece na fratura exposta?
O que é uma cirurgia de Glenn?
O que é o registro 0900 na EFD?
Pode levar perfume na bagagem de mão internacional?
São tipos de crédito para pessoa jurídica?
Como se escreve vassoura de pêlo?