A área tatuada tende a doer um pouco, ficar avermelhada e tornar-se um pouco levantada ou inchada, entretanto isso é normal do processo. Assim que sua tatuagem começar a cicatrizar você irá notar que crostas irão se formar sobre a área, e você não deve removê-las.
Assim que o tatuador termina o desenho, a tatuagem começa o seu processo de cicatrização. Aqui, ela ainda está em fase de ferida aberta, e precisa ser lavada e então coberta por um filme durante, pelo menos, 24 horas, trocando o curativo com frequência. Nesta fase, a tattoo poderá doer um pouco e estar inchada.
Não é normal que sua tatuagem apresente sempre um aspecto em relevo. Isso pode acontecer caso você tenha propensão a ter queloides – uma condição que afeta algumas pessoas -, e outra possibilidade é quando o tatuador passa do ponto correto da profundidade da agulha na sua pele.
A carne de porco, camarão, chocolates e alimentos gordurosos aumentam a chance de inflamação. Como a tatuagem é uma lesão, ela tem que cicatrizar, e inflamações prejudicam a cicatrização. Muitas pessoas não têm problemas com esses alimentos, mas, na dúvida, mantenha uma alimentação balanceada e evite por quinze dias.
4 dias
O ideal é começar a aplicar o creme 4 dias após a conclusão da tatuagem. Esse é o tempo que a pele leva para recuperar da tensão e começar a regenerar-se. Entre a remoção da película protetora e o primeiro creme, deve proteger a pele tatuada com um penso anti-sujidade que também consiga proteger a pele dos raios UV.
Um dos problemas comuns no processo de cicatrização das tatuagens é a perda de cor, deixando o desenho desbotado e com uma aparência indesejada. Se você está tendo problemas e quer saber o que fazer com uma tatuagem cicatrizando falhada, leia esse artigo do umCOMO!
Primeiros 3 dias: logo após a realização da tatuagem, é comum que haja sangramento controlado, fluído que sairá junto com tinta. Nesse período é importante sempre usar proteção em cima do desenho para evitar que sua pele entre em contato com bactérias, já que ainda haverá abertura no tecido, o que permite que parasitas entrem na corrente sanguínea.
— A fixação dos pigmentos na pele ocorre por meio do processo inflamatório local que levará ao aparecimento de células chamadas macrófagos, que tentam destruir o pigmento, mas não conseguem e acabam formando o desenho da tatuagem — esclarece o dermatologista. Lidar com uma tatuagem infectada é coisa séria.
Depois de alguns dias, a sua tatuagem começa a cicatrizar, o que acaba deixando a pele do local mais seca. Esse aspecto ressecado causa uma sensação de coceira, mas os tatuadores alertam: não pode coçar de jeito nenhum! Manipular o local pode abrir a ferida que estava cicatrizando, demorando mais tempo para ficar boa.
Qual o melhor óleo para fritura de batata?
Qual o prazo para comunicar um sinistro a seguradora?
O que é um pensamento crítico e analítico?
O que faz uma pessoa ter confusão mental?
Qual é o maior traficante do país?
Quem tem direito ao aviso prévio de 90 dias?
Como faço para publicar um livro de graça?
Quais são as formas de contágio do amarelão?
Qual é o país mais forte do mundo?
Como apagar a conta no Indeed?
O que são atributos zootécnicos?
Quantas gramas equivale a 1 mL?
Quais são os efeitos do Calman?
Quantos pontos reprova no exame de moto?
Quantas pessoas sofrem de Burnout no Brasil?