Para distinguir se determinadas substâncias do nosso dia a diasão iônicas, moleculares ou metálicas, podem-se analisar essas características e compará-las. Duas propriedades bem eficazes nesse sentido, por exemplo, são os pontos de fusão e ebulição.
Soluções iônicas e moleculares diferenciam-se porque a primeira possui íons e conduz corrente elétrica, já a segunda não possui íons, portanto, não é eletrolítica.
As substâncias moleculares geralmente possuem ponto de fusão e ebulição menores que as compostos iônicos; são más condutoras de eletricidade nos estados sólido e líquido; e as forças intermoleculares são fracas, consistindo apenas de forças de Van der Walls. São reações entre não-metais.
Substâncias moleculares: não conduzem corrente elétrica no estado sólido nem no líquido; apresentam pontos de fusão mais baixos que o das substâncias dos outros grupos; Substâncias metálicas: conduzem corrente elétrica em estado sólido e no líquido.
Na ligação iônica, um dos átomos é obrigatoriamente um metal, e o outro, um ametal ou o hidrogênio. Os princípios que fundamentam uma ligação iônica são apenas dois: a perda de elétrons por um átomo (de caráter metálico elevado) e o ganho desses elétrons por outro átomo (de caráter ametálico elevado).
16 curiosidades que você vai gostar
A ligação iônica ocorre com formação de íons, que se associam por atração eletrostática. Ocorre entre metal, que tem tendência a perder elétron, e um não metal, que tem tendência a receber elétrons. Um exemplo desse tipo de ligação é o cloreto de sódio (NaCl), formado pelos elementos sódio () e cloro ().
A ligação iônica ocorre quando um átomo doa elétrons para outro átomo. A ligação covalente ocorre quando átomos compartilham pares de elétrons. Elétrons livres mantêm íons metálicos unidos na ligação metálica, de acordo com a teoria do mar de elétrons.
A água e o metano são substâncias moleculares, pois são formadas por moléculas. Além dessas, podemos citar como exemplos de substâncias moleculares: o açúcar (estado sólido), o álcool (estado líquido) e os gases em geral (estado gasoso).
As substâncias iônicas são formadas por pelo menos uma ligação iônica, sendo que os principais ânions que as formam são: cloreto, carbonato, nitrato e sulfato. ... Entre os ânions mostrados acima, os mais importantes são: cloreto, carbonato, nitrato e sulfato.
Como gravar vídeo com filtro gratuito?
Onde guardar edredons e cobertores?
Como exportar Google Forms para Word?
Quanto tempo dura o chantilly depois de batido?
Como guardar dinheiro de forma inteligente?
Como esconder dinheiro na roupa?
Pode guardar dinheiro na garrafa pet?
Como fazer uma observação participante?
Quais são as perguntas que devemos fazer para produzirmos uma notícia é ou reportagem?
Como faço para fazer uma reclamação no mercado livre?
Como se faz uma resenha de um artigo científico?
Como realizar uma reunião eficaz?
O quê Norbert Elias quis dizer com configuração?
Como fazer ligação de spot LED?
Como fazer saia rodada para menina?
O que deve ter na planta de piso?
Como ver o céu em determinado dia?
Quando começar o plantio de mudas?