Uma dica para saber se a rachadura, trinca ou fissura está atingindo a parte estrutural da sua residência é verificar se a rachadura ou trinca na parede estiver na diagonal, o problema pode ser na estrutura da casa e isso é sério. Deve ter ocorrido algum problema na fundação ou em alguma viga.
Rachadura, fissura ou trinca: o problema pode aparecer em qualquer casa. Se for superficial, pode ser apenas uma questão estética e deixa sua parede feia. Mas, se a rachadura for estrutural, o alerta máximo deve ser ligado porque o caso é grave e pode causar até desabamento.
Essas trincas podem ocorrer devido à vários fatores, dentre eles: mal dimensionamento da viga (erro na bitola ou no número de barras de aço), aplicação de sobrecarga no decorrer da obra que não foi prevista em projeto, carregamento precoce da estrutura e finalmente por erros de concepção estrutural.
Apesar da nomenclatura distinta, em linhas gerais as fissuras, trincas e rachaduras são a mesma coisa: aberturas alongadas que se estendem pelas paredes ou partes estruturais da construção, como vigas, pilares e lajes. O que as difere é o tamanho e o “tempo de vida” desta abertura.
As fissuras são patologias que se manifestam nas paredes de alvenaria como aberturas com até 0,5 mm. ... Possíveis deformações dos elementos estruturais horizontais e encunhamentos inapropriados podem causar sobrecargas inadequadas nas alvenarias, favorecendo o aparecimento de fissuras.
As rachaduras nas paredes são bastante comuns, mas não podem ser ignoradas, um problema superficial pode se tornar um risco mais grave. Por isso, é sempre bom ficar atento à estrutura da sua casa e corrigir qualquer sinal de trinca que aparecer.
O que pode causar as rachaduras? O aparecimento repentino dessas falhas na estrutura podem estar relacionadas ao excesso de peso sobre a laje, utilização de materiais de baixa qualidade (no caso de trincas) e até mesmo problemas na construção.
A variação térmica é a causa mais comum das fissuras ativas. As diferenças de temperatura causam dilatação e contração dos materiais e, quando não são feitas as juntas de dilatação, surgem as fissuras. É possível notar esse tipo de patologia nas paredes, e principalmente no teto onde a incidência e a área são maiores.
Limpe a área criando uma superfície aderente. Com um martelo, apicoe e elimine todas as áreas deterioradas ou não aderidas, formando arestas retas. Retire o concreto em volta das armaduras corroídas, deixando, no mínimo, 2 cm livres em seu contorno. Se a armadura estiver muito deteriorada e com perdas, troque-a.
Rachaduras em elementos estruturais (laje, viga, pilar, fundação) são bem preocupantes. Não ignore esses avisos. As rachaduras inclinadas na diagonal e profundas indicam problemas na estrutura, que pode estar cedendo por algum problema na fundação, nas lajes, na estrutura de suporte da casa ou por excesso de peso.
As rachaduras têm aberturas maiores, mais profundas e acentuadas. Às vezes você vê ou sente entrar luz, água ou vento por suas frestas. Não importa o nome que você dê, o importante é ficar atento à gravidade do problema.
Rachadura inclinada: A causa provável é o afundamento do solo. Pode causar deformação da fundação. Rachadura horizontal: O afundamento do solo ou por cargas fora do eixo do pilar pode causar essas rachaduras. Fenda vertical: Seu maior motivo é sobrecarga do pilar.
Muitas vezes a rachadura é apenas superficial, mas ela também pode ser o aviso de um problema estrutural grave e, infelizmente, sempre temos notícias de desabamentos em construções com rachaduras, como a que aconteceu em Fortaleza no dia 2 de março. + Parede torta é pepino na certa.
Quais são os Padrão de beleza do Japão?
Quanto um psicólogo ganha nos Estados Unidos?
O que faz a agricultura familiar?
Quem era o ministro da Economia de Lula?
Qual celular Motorola tem bússola?
Para que serve a serra circular?
O que um brasileiro precisa para morar em Portugal?
Quais as causas do baixo peso?
Quais os tipos de saúde mental?
Como ficou a educação no Brasil com a expulsão dos jesuítas?
Como adicionar banco de dados Java?
Como os argentinos tratam os turistas brasileiros?
Como perder a pele do corpo depois do emagrecimento?
Qual o limite diário de saque na caixa?