Se os elétrons se movimentam num único sentido, essa corrente é chamada de contínua. Se eles mudam de direção constantemente, estamos falando de uma corrente alternada.
Quando comparada à corrente contínua de mesma intensidade, ela pode ser de 3 a 5 vezes mais perigosa. Isso acontece porque a corrente alternada (CA) de baixa freqüência resulta na contração muscular prolongada, que pode grudar a mão na fonte energizada, prolongando a exposição.
Todos os aparelhos que funcionam por meio de pilhas e baterias utilizam a corrente contínua. Além disso, circuitos de baixa tensão, como os carregadores de celulares, computadores e lâmpadas, também fazem uso desse tipo de corrente.
A corrente alternada é produzida por meio da oscilação do campo magnético próximo a uma bobina condutora. Dessa maneira, a rotação da bobina (ou de um ímã) induz uma força eletromotriz e produz a CA.
A corrente alternada foi adotada para transmissão de energia elétrica a longas distâncias devido à facilidade relativa que esta apresenta para ter o valor de sua tensão alterada por intermédio de transformadores. Além disso as perdas em CA são bem menores que em CC.
Confira uma lista com aparelhos que funcionam com corrente elétrica alternada:
Tem mais depois da publicidade ;) Ao contrário do que muitos pensam, as correntes elétricas mais perigosas são aquelas que têm intensidades relativamente mais baixas, que podem ser obtidas em eletrodomésticos comuns que funcionam a 1 V.
– Porque para que haja alguma corrente que implique risco para o nosso corpo é necessário uma diferença de potencial (voltagem ou tensão) muito maior – cerca de 50 volts pelo menos se estivermos com a pele seca e intacta. ... – Porque não há diferença de potencial sobre o seu corpo.
Qual a diferença entre corrente alternada e corrente contínua? A diferença é o sentido da tal corrente. Uma corrente elétrica nada mais é que um fluxo de elétrons (partículas que carregam energia) passando por um fio, algo como a água que circula dentro de uma mangueira.
O uso da corrente alternada possui várias vantagens sobre o uso da corrente contínua, não é à toa que ela usada para abastecer cidades inteiras. A primeira vantagem da corrente alternada é que ela pode ter sua tensão modificada com relativa facilidade através de transformadores.
Essa carga pode ser constante, no caso de não haver nenhuma mudança de rendimento ou pulsante, quando há uma variação de seu rendimento sem a mudança de sentido. É importante perceber que mesmo ao oscilar, se não alternar a direção do fluxo de elétrons, a corrente é considerada contínua.
Abaixo temos várias representações gráficas com sinais de corrente alternada, que mudam entre um valor de tensão positivo e negativo. Gráficos de corrente alternada: Onda senoidal, onda quadrada e onda triangular.
Qual foi o pior arco de One Piece?
Quais as consequências do uso de agrotóxicos na agricultura?
Quais as principais características da gestão da qualidade?
Como calcular kVA de uma residência?
Quais são os três amores da vida?
Como deixar a sandália branca?
Pode passar ácido glicólico na virilha?
Quais são as fases do ciclo de violência?
Qual a diferença entre disjuntor monopolar e unipolar?
Quais são os cuidados com paciente?
Como ativar a pré-visualização do Whatsapp?
Quais atividades para berçário?
O que desconta do adicional noturno?
Qual a importância do roteirista?