Uma bateria automotiva é constituída de muitas placas em paralelo e de espessura muito fina, capaz de fornecer uma grande corrente por um curto período de tempo, por exemplo, nas partidas de carro. Já a estacionária possui maior espessura de placa, é utilizada em aplicações com longos períodos de descarga profundas.
Uma carga ideal e lenta é de cerca de 6A, o que precisaria de 10 horas de carga. (6×10= 60). Em uma firma especializada, a sua bateria deve ficar 24 horas em “tratamento”. Teremos 10 horas de carga, um descanso de mais 10 horas, um teste de descarga, e o complemento, se necessário, da carga.
CCA - Corrente de arranque a frio O teste de CCA é regulamentado pela norma internacional SAE J537 e determina a corrente elétrica fornecida pela bateria durante 30 segundos, mantendo a tensão final maior ou igual a 7,2 Volts, à temperatura de -18 ºC (Celsius) ou 0 ºF (Fahrenheit).
Esse processo, que pode levar de 15 a 20 horas, permite que o acumulador recupere a capacidade máxima sem que haja danos na bateria.
Primeiramente veja onde estão os pólos (+) positivo e (-) negativo da bateria a ser carregada. O carregador é ligado a rede elétrica com cabo de tomada. Logo em seguida liga-se a garra vermelha no (+) positivo da bateria e a garra preta no (-) negativo da bateria. Não inverta as posições das garras vermelha e preta.
Como carregar bateria estacionária Para isso, os fabricantes especificam uma tensão de flutuação, que pode variar de fabricante para fabricante e deve ser ajustada no equipamento ao qual a bateria será instalada. No caso das baterias estacionárias UNIPOWER, a faixa de tensão de flutuação é de 13,50 V a 13,80 V a 25°C.
5 horas
Tempo de recarga O carregamento da bateria é via tomada simples, em 1V, e a recarga é relativamente rápida: em geral, leva de 3 a 5 horas para estar completa. Uma dúvida comum é se podemos deixa-la carregando por longos períodos, como uma noite inteira, ou se podemos deixar que ela descarregue completamente.
No seu caso, o alternador irá carregar não apenas uma bateria, mas as estacionárias também. Com isso, pode ser que o carregamento leve um tempo maior e você precise deixar o veículo ligado por mais tempo, mas as baterias irão carregar.
Além disso, as baterias estacionárias precisam de 25ºC como temperatura padrão de funcionamento e por isso, é importante que elas estejam em ambientes com ar condicionado e esse ar deve estar ligado a no-breaks. Mas, cuidado! Observe o dimensionamento de carga para tal.
Diferentemente das baterias automotivas, que são utilizadas por poucas horas no dia e precisam se recarregar rapidamente, as baterias estacionárias são projetadas para trabalhar em recarga de modo contínuo e permanente. A essa recarga continua, chamamos de carga de flutuação e ela tem o objetivo de manter a bateria sempre a 100% de carga pronta ...
Agora, se o leitor mostrar 12.2 V ou menos, sua bateria está descarregada. O teste não para por aí. Agora peça para alguém dar a partida no carro e continue de olho no visor do multímetro.
Em climas quentes, elas duram aproximadamente três anos. Se, ao carregar a bateria, você perceber que ela não consegue manter a carga mesmo com o carro desligado, substitua-a imediatamente. Ao comprar uma bateria nova, lembre-se de descartar a antiga de acordo com a legislação em vigor.
Imagine que, ao entrar no seu carro, você não consegue dar a partida no motor e os faróis não acendem. Após fazer o carro pegar no tranco, é preciso descobrir se o problema é na bateria ou no alternador. O artigo a seguir mostra os Passos que você deve seguir para verificar a bateria do seu automóvel.
Como não ser uma pessoa vingativa?
Como fazer para não sujar parede branca?
O que torna uma pessoa vingativa?
Como se tornar um empreendedor Polishop?
Como evitar ansiedade antes do casamento?
Por que queremos controlar tudo?
Quem tem direito aos 300 reais do Bruno Covas?
Como receber dinheiro do exterior no PayPal?
Como não somar células ocultas no Excel?
Como escapar a um ataque zumbi?
Como receber Western Union Itaú?
Como proteger a manta asfáltica?