Para que uma base seja considerada forte ou fraca, temos que considerar o seu grau de dissociação (α), que é dado por: Se esse grau de ionização for aproximado a 100%,a base é considerada forte. Mas, se o valor for igual ou menor que 5%,a base é considerada fraca.
Uma base é fraca quando dificilmente sofre dissociação. Para reconhecer essa característica, basta averiguar se a base não apresenta os elementos pertencentes às famílias IA e IIA, que foram descritos acima. O grau de dissociação (α) é outra forma de determinar a força de uma base.
Bases fracas: Bases de metais de transição, dos metais das famílias 13, 14 e 15 da tabela periódica, o hidróxido de magnésio (Mg(OH)2) e o hidróxido de amônio (NH4OH).
Se o meio ficar incolor se trata de um ácido, a cor vermelha indica que a substância se trata de uma base.
...
Existem três aspectos que identificam uma base:Sofre dissociação iônica parcial na presença de água;Reage com ácido, originando água e sal; ... Tornam a fenolftaleína vermelha.
As fórmulas das bases apresentam um cátion e o ânion hidróxido e são úteis para construir o nome ou classificar uma base qualquer.
...
O hidróxido de titânio II, por exemplo, apresenta fórmula Ti(OH)2, já que:Ti é a sigla do elemento titânio;OH é o ânion de toda base;2 é a carga do cátion titânio indicada no nome.
17 curiosidades que você vai gostar
Métodos práticos para ensinar a identificação de ácidos e basesSe a solução apresenta um pH = 7, ela é neutra;Se a solução apresenta um pH ≥ 7, ela é básica;Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Se a solução apresenta um pH ≤ 7, ela é ácida.
* Bases fortes: Bases dos metais alcalinos (LiOH, NaOH, KOH, RbOH, CsOH) e de alguns metais alcalinoterrosos (Ca(OH)2, Sr(OH)2, Ba(OH)2). O Mg(OH)2 é uma exceção, sendo uma base fraca. * Bases fracas: O hidróxido de amônio (NH4OH) e as bases dos demais metais (das famílias 13, 14 e 15).
Bases fortes: são aquelas que apresentam metais alcalinos (família IA) e alcalinoterrosos (família IIA). Obs.: Como já foi mencionado, mesmo sendo um metal alcalinoterroso, o elemento magnésio (Mg) forma base fraca. Bases fracas: são aquelas que apresentam qualquer outro metal ou o cátion amônio (NH4+).
As bases fortes são compostas por metais alcalinos e metais alcalino-terrosos, com excepção para o hidróxido de berílio e de magnésio, uma vez que são pouco solúveis, formam bases moderadas. As bases dos demais metais são consideradas fracas, sendo quase insolúveis.
Ácido fraco: a ionização não ultrapassa a porcentagem de 5% de moléculas. De acordo com a tabela, podemos classificar o HBr como ácido forte. Os produtos da reação são gás carbônico (CO2) e água (H2O). O H2CO3 é classificado como ácido fraco porque apresenta um pequeno grau de ionização (α ≤ 5%).
Para determinar se uma base é solúvel, basta verificar se ela apresenta um cátion que pertence à família IA (metais alcalinos: Li, Na, K, Rb, Cs, Fr) ou se apresenta o cátion amônio (NH4+).
O íon-hidróxido é a base mais forte possível em soluções aquosas, mas existem bases com forças muito maiores do que pode existir na água. Tais bases são úteis na síntese orgânica e são fundamentais para a físico-química orgânica.
As bases podem ser classificadas de acordo com o número de hidroxilas (OH-) que contem na molécula:Monobases: 1 hidroxila (OH-)Dibases: 2 hidroxilas (OH-)Tribases: 3 hidroxilas (OH-)Tetrabases: 4 hidroxilas (OH-)
Classificação de Bases InorgânicasMonobases: apresentam apenas um grupo OH- na molécula. Ex. hidróxido de sódio (NaOH).Dibases: apresentam dois grupos OH- na molécula. Ex. hidróxido de magnésio (Mg(OH)2).Tribases: apresentam três grupos OH- na molécula. Ex. hidróxido de alumínio (Al(OH)3).
a) Bases solúveis
São as bases formadas por elementos químicos metais alcalinos (presentes na família IA), porém existe uma exceção quanto a essa regra, que é o hidróxido de amônio (NH4OH). Exemplos de bases solúveis: LiOH (Hidróxido de lítio) NaOH (Hidróxido de sódio)
O pH é a unidade de medida que descreve esse grau de acidez ou alcalinidade, medida numa escala de 0 a 14. Qualquer pH inferior a 7 é considerado ácido e qualquer pH acima de 7 é considerado básico, ou alcalino.
Dibases: bases que se caracterizam pela presença de dois grupos OH-. Exemplos: Ba(OH)2 (hidróxido de bário), NiOH2 (hidróxido de níquel).
As bases de metais do grupo 1 (alcalinos) e 2 (alcalinos terrosos) são consideradas bases fortes, com exceção do hidróxido de berílio e hidróxido de magnésio, que são bases fracas.
A escala de pH varia de 0 a 14, sendo que a solução será ácida se tiver valores de pH abaixo de 7; e, quanto menor o pH, maior será a acidez. As soluções que apresentam valores acima de 7 são básicas e, quanto maior esse valor, mais básica serão. Uma solução é considerada neutra se tiver pH igual a 7.
A principal característica de uma base é a sua capacidade de neutralizar um ácido por meio de uma reação conhecida como reação de neutralização. Outro ponto importante, como já destacado, é que as soluções básicas mantêm o valor da escala pH entre 7,0 e 14,0.
As Bases são substâncias formadas pela união de um cátion e um ânion, que liberam íons hidroxila (ânions OH–) numa solução aquosa em processos chamados de “dissociações iônicas”. Por esse motivo, as solução alcalinas ou básicas são conhecidas como “aceitadoras de prótons”.
Base é uma substância inorgânica que, segundo o químico sueco Svante Arrhenius, ao ser colocada em água, sofre o fenômeno da dissociação iônica, na qual há a liberação de íons: cátion (Y+) e ânion hidróxido (OH-).
É o fluorantimônico, cuja acidez supera a mais alta encontrada na natureza:o. ácido sulfúrico a 100%. A mistura do fluorídrico com pentafluoreto de antimônio é considerada a mais forte entre os superácidos e foi criada para reagir com materiais que outros não dão conta.
✓ Ácidos Fortes: ionizam-se completamente. Os principais são: HCl, HBr, HI, H2 SO4 , HClO4 e HNO3 . ácidos fracos: HNO2 (ácido nitroso), H3 PO4 (ácido fosfórico), HCN (ácido cianídrico) e H2 CO3 (ácido carbônico).
Se uma substância for soluvel (exemplo: sal) ele irá dissolver na água já os insolúveis (exemplo: petroleo) ele não irá dissolver na água. Soluvel: se pegarmos o sal botar na água ela será dissolvida mas em alguns casos o sal não dissolvera e ficará em exceção.
Qual é o contrário de autenticidade?
Quais são os tipos de Avaliação Psicológica?
O que precisa para atualizar o RG?
O que caracteriza o assédio moral no ambiente de trabalho?
Qual a diferença de têmpera e martêmpera?
Como resolver a situação da malha fina?
Qual foi a novela mais vendida no mundo?
Qual a velocidade terminal de um paraquedista?
Quem está com o colesterol alto pode doar sangue?
Qual a diferença entre Brahma e Skol?
Quem arranhou o rosto do Shanks?
Quantos slides para uma hora de apresentação?