Análise O leitor deve ser capaz de perceber num texto um fato da opinião relativa a ele. O primeiro pode ser comprovado por qualquer um mediante dados. A opinião é pessoal e subjetiva. O que conta aqui é perceber que uma ideia subjetiva do autor aparece na frase "não cansa de admirar as belezas...".
Análise Textual é a leitura visando obter uma visão do todo, dirimindo todas as dúvidas possíveis, e um esquema do texto. Para efetiva-la, inicialmente o leitor deve ler o texto do começo ao fim, com o objetivo de uma primeira apresentação do pensamento do autor. Não há necessidade dessa leitura ser profunda.
Texto é uma manifestação da linguagem, uma mensagem usada para transmitir informação de um autor para um leitor. Um texto é uma manifestação da linguagem. Pode ser definido como tudo aquilo que é dito por um emissor e interpretado por um receptor. Dessa forma, tudo que é interpretável é um texto.
O leitor possibilita ao romance nova vida, nova interpretação. Ele ressalta um novo valor que pode ser agregado à obra. O sujeito que lê questiona a narrativa para que possam emergir novos significados. É cumprindo estas funções que o leitor assumirá também seu papel de realizador da obra literária.
Significado de Leitor substantivo masculino Aquele que lê para si mesmo; que tem o hábito ou o gosto de ler: é um leitor incansável. Aquele que lê o que outros escrevem: um romancista que agrada a seus leitores. Aquele que lê em voz alta diante dos outros. Colaborador que lê os originais enviados a um editor.
O leitor precisa compartilhar dos sentidos construídos pelo autor, mas precisa ser capaz de construir os seus próprios sentidos, que serão constituídos e orientados pelas suas vivências, experiências e conhecimentos, os quais se diferenciam tanto em conteúdo como em elaboração dos demais leitores e do próprio autor.
Análise textual
A análise textual pode ser definida como sendo uma leitura que visa à obtenção das principais e mais importantes ideias de um determinado texto. ... inicialmente o leitor deve ler o texto do começo ao fim, com o objetivo de uma primeira apresentação do pensamento do autor. Não há necessidade dessa leitura ser profunda.
Uma redação escolar escrita de modo desconexo, com partes confusas ou inconclusivas, por exemplo, pode ser considerada um texto mal escrito, haja vista que a tessitura entre as palavras está falhando. Uma boa redação, por outro lado, deve ter coesão e coerência entre as palavras, orações, frases e parágrafos.
Geralmente, entendemos o texto como um conjunto de frases, ou seja, algo que foi feito para ser lido. Mas a definição de texto não é tão simples quanto parece. Imagine, por exemplo, que você está lendo um livro e, de repente, encontra em uma página qualquer um papel com a palavra “madeira”.
O que vai acontecer depois do arrebatamento da Igreja?
É possível engravidar com poucos óvulos?
Quem é mais rico Qatar ou Estados Unidos?
Quais cidades tem mais milionários?
Quando uma citação começa em uma página e termina em outra?
Como funciona o perdão do ofendido?
Quais os procedimentos de segurança nas operações de soldagem e corte a quente?
O que a literatura pode nos proporcionar?
De quem o Luke Skywalker e filho?
Quantos dias leva para curar bronquiolite?
Quais os objetivos da logística reversa e qual a sua importância?
Qual o prazo de validade da cerveja?
Qual a diferença entre elu e ELS?