Para a contagem de filhotes, indica-se a radiografia de abdômen, que é efetiva a partir dos 45 dias de gestação, este exame é muito importante para em caso de parto normal o tutor saber quantos filhotes ainda tem para nascer.
Separe uma caixa confortável para a gata. Mostre a caixa para a gata e deixe que ela se habitue, sem forçar. Se a gata mostrar preferência por determinado local da casa, tente colocar a caixa-maternidade próxima ao local escolhido. Mantenha o local quieto, sem muita agitação e com pouca luz.
Em média, o número de gatinhos varia entre quatro e seis, mas há alguns casos em que podem nascer até dez filhotes!
Aguarde o máximo que puder, de preferência pelo menos 30 dias após o parto. Neste período os filhotes já estarão mais ativos, já mamaram bastante e já podem dar o tempo para o banho da cadela e secar bem.
Se o seu mascote não cortar o cordão umbilical você também deverá intervir. A princípio não fique nervoso, pegue um pedaço de fio, passe-o no álcool e amarre o cordão com uns 2 cms de separação do corpo do filhote, depois deixe outros 2 cms e com uma tesoura também desinfetada em álcool, corte o cordão.
Se o gato ainda tiver o coto umbilical, ou o que sobra do cordão umbilical quando a mãe o corta depois do nascimento, é um indicativo de que o animal tem até três dias de vida. Depois desse período, o coto cai naturalmente.
“Em uma média, o número de gatinhos varia entre quatro e seis”, comenta. Porém, sempre há exceções. De acordo com a veterinária, em alguns casos, podem ser até dez bebezinhos de uma vez! Em outros, o gato pode ter só um filhote.
Quando a gata terminar de parir, os gatinhos começarão a mamar. Se um deles ficar afastado, você deve aproximá-lo da teta e esperar que a agarre, isto é muito importante para que todos os filhotes consigam se alimentar adequadamente e sobreviver.
Não tem nada mais emocionante do que estar ao lado do seu animal de estimação no momento em que ele está prestes a ter seus filhotes. Assistir aos gatos, tão pequenininhos ainda, chegando ao mundo e saber que está ali para confortar seu bichinho e ajudá-lo no que for preciso é uma lembrança muito gostosa, que carregamos por toda a vida.
Uma das questões que mais causam dúvidas sobre parto de gato é quanto tempo dura. Mas, assim como o tempo de gestação varia de pet para pet, a duração do parto também não é sempre a mesma. Contudo, como regra geral, a duração não costuma ser inferior a 5h nem superior a 12h.
Não se preocupe, pois o tempo entre a saída de um gato e outro pode oscilar entre alguns minutos e horas, por isso antes de se preocupar, tenha um pouco de paciência e aja só quando perceber que depois de 4 horas de parto, ainda há algum filhote dentro, nesse caso chame o veterinário.
O que fazer em lençóis em 2 dias?
Qual relação entre mente e corpo?
Quais os benefícios que a higiene proporciona ao paciente?
Como emitir uma nota fiscal de devolução?
Qual preenchedor para olheiras?
Como se conta a prescrição quinquenal?
Qual a cidade mais barata para se viver em Portugal?
Qual a função das proteínas globulinas e albuminas?
Quantos são os livros do Novo Testamento?
O que é bom para limpar cobre?
O que significa a palavra legatário?
Para que serve o Glicopan pet nos cabelos?
O que significa ter moral com alguém?
Qual a importância de atividades lúdicas?