Quando temos a descrição “8PR” significa que o pneu possui capacidade de carga equivalente a 8 lonas. “10PR” denota uma capacidade equivalente a 10 lonas. Para uma especificação mais exata, é sempre recomendado que se faça referência ao índice de carga do pneu e não ao número de lonas.
As chamadas lonas ou lonas de corpo são camadas de tecido revestidas com borracha que formam a carcaça do pneu. Elas se localizam de forma perpendicular à banda de rodagem nos pneus radiais e podem ser de poliéster, nylon ou aço. ... Quanto mais lonas o pneu tiver, mais resistente ele será.
O índice é indicado naquele código colado na lateral do pneu. Ele é o último número do código e pode ter de 2 a 3 algarismos, sempre acompanhado de uma letra (que é o índice de velocidade). Quanto maior for o número, maior é a sua capacidade de carregar peso.
Cada faixa de carga tem uma pressão de ar atribuída identificada em libras por polegada quadrada (psi) na qual a carga máxima do pneu é avaliada. Em outras palavras, quanto maior o número de lonas, mais reforçado é o pneu e maior sua capacidade de carga.
Altura x Largura A relação entre altura e a largura do pneu é em porcentagem. As marcações /50, /60, /70 mostram que a altura do pneu equivale a uma determinada % da largura do mesmo. Por exemplo: a inscrição 250/50 “16 indica que a altura tem 50% da largura do pneu.
Tal como para o índice de carga, cada letra corresponde ao equivalente em km/h:
A carcaça de lona, situada abaixo da banda de rodagem, é a parte interna do pneu onde ficam as lonas e os fios de reforço. O talão é a parte que encaixa no aro onde existem fios de reforços para a segurança.
Pneu 6 Lonas (reforçado), próprio para uso em pick-ups pequenas (Strada, Saveiro, Montana), ou para carros de passeio normal onde o cliente requer um pneu mais robusto e que aguente estradas ruins e serviço pesado. Sugerimos entre 4 e 5 PSI a mais na calibragem em relação a um pneu de passeio normal.
Em veículos comerciais leves, médios e pesados, o índice de capacidade de carga limite de um pneu varia de 1 e aí temos de 800 kg a 10.900 kg....Capacidade de carga dos pneus.
Identificação no pneu | Limite de carga do pneu (individual) |
---|---|
97 | 730 kg |
98 | 750 kg |
99 | 775 kg |
100 | 800 kg |
T – velocidade máxima suportada.
Lembre-se: pneus com sulcos pouco profundos ou "carecas" são menos capazes de dispersar a água em caso de chuva, o que aumenta sensivelmente os riscos de aquaplanagem, perda de controle e, claro, acidentes. Outro ponto importante é saber identificar as dimensões dos pneus, especialmente na hora de comprar um jogo novo.
Para isso, devemos analisar o tipo, a altura, a largura, o diâmetro, o índice de carga e a velocidade. Essas características, no entanto, também dependem do veículo no qual será utilizado, pois pneus de determinadas marcas e modelos servem para alguns tipos de veículos, mas não para outros.
Como ler índice de peso? Para saber o peso máximo o seu pneu suporta, você também pode conferir na tabela de índices de carga. Você encontrará um destes números estampados no seu pneu depois da medida. Exemplo: na medida 205/70R é o número que designa o peso máximo por pneu, neste caso 112 representa 1120kg.
Para saber a idade ou data de fabricação do seu pneu, você tem que ler o código DOT que vem estampado nele. DOT= Department of Transportation, informa que o pneu está em conformidade com os regulamentos DOT dos Estados Unidos. O código começa com as letras DOT seguido por duas letras e o número que representa a fábrica onde foi produzido.
Como mudar os créditos do bilhete único?
Como limitar o volume do computador?
Tem como limitar o volume da TV?
Onde eu posso vender o meu computador?
Como limpar airfryer com bicarbonato e vinagre?
O que é persuasão na psicologia?
Como limpar estofado de camurça?
Como é o processo de seleção do Carrefour?
Como personalizar o link do Google Forms?
Como retirar o meu nome da pesquisa do Google?
O que perguntar em uma proposta de emprego?
O que fazer para ser desbloqueado no Instagram?
Como fazer um álbum de fotos personalizado?
O que devemos considerar antes de iniciar um trabalho na apicultura?