Predicado
O sujeito é o termo de uma frase que sofre uma determinada ação. O predicado é todo termo da frase que faz referência ao sujeito. Uma oração completa é formada por sujeito e predicado. Os sujeitos podem ser classificados em determinados (simples, composto ou oculto).
Ao retirarmos, portanto, esses sujeitos, o que nos restar na oração ou frase será o nosso predicado. Já nos exemplos 3 e 4, não temos um sujeito expresso. Em 3, o sujeito é indeterminado; e em 4, o sujeito não existe. Portanto, as frases 3 e 4 são totalmente constituídas de predicado.
São, respectivamente, o sujeito e predicado da oração. Confira, abaixo, a explicação sobre sujeito e predicado. O sujeito é a parte de uma frase que diz sobre o que ou sobre quem a sentença fala. É o trecho que deixa perceptível o "sofredor" da ação.
Por isso, conclui-se que pessoas é uma palavra importante para a frase, logo, é o núcleo do sujeito. O núcleo do sujeito pode trazer algumas pegadinhas quando a frase tiver nomes próprios. Conforme o exemplo “Os pais de Camila economizaram bastante para a formatura da filha”, o sujeito é “os pais de Camila”.
Outra forma bastante útil de identificar o predicado é localizando o verbo da oração, pois os verbos sempre estarão no predicado. Contudo, devemos tomar cuidado para não confundir o complemento verbal ou o adjunto adverbial com o sujeito. Ex.: Joana foi ao cinema com João. (sujeito: Joana / predicado: foi ao cinema com João)
Qual diferença entre valorar e valorizar?
Separação silábica de alegria?
Como se escreve a palavra baixar?
O que significa caiu na vila o peixe fuzila?
Em qual categoria dos vertebrados nos seres humanos nos encaixamos?
Qual a capacidade de um avião agrícola?
Qual pirata inspirou Jack Sparrow?
Quais as vantagens de fazer parte do Mercosul?
Qual NR fala sobre fumos metálicos?