Conheça 6 comandos para gerenciar processos do Linux
Como Listar Serviços Linux
5 comandos Linux para monitorar o uso da CPU
Como abrir o Gerenciador de Tarefas no Ubuntu Linux Terminal. Use Ctrl + Alt + Del para o Gerenciador de Tarefas no Ubuntu Linux para matar tarefas e programas indesejados.
cal – Exibe um calendário do mês atual. date – Exibe a data, hora e fuso horário atual do sistema.
Pois sendo um sistema multitarefa, o Linux também possui recursos semelhantes e bastante poderosos para lidar com esse tipo de situação. A seguir listamos alguns dos principais comandos que lhe ajudarão com o gerenciamento de processos no Linux, exemplificando também como usá-los.
Imagine a situação: seu servidor está se comportando de maneira estranha, muito tráfego na rede por exemplo, e você analisa a rede e descobre que seu servidor está com uma ou mais portas abertas e ouvindo conexões. Primeiro, como saber quais são as portas que estão abertas no Linux ?
No Linux, um processo é uma instância de um software em execução, ou seja, um programa que está sendo usado. Em outros sistemas, os processos também ganham o nome de tarefas ( tasks ).
Mas se você quer agilizar alguma tarefa no Linux, naturalmente irá perceber que pela linha de comando é mais rápido e eficaz. Portanto, mesmo que você seja iniciante ou usuário não-técnico, deve ler esse artigo, pois algum dia esses comandos serão úteis! Saber o que está sendo executado na máquina é essencial para entender seu funcionamento.
Quantos caracteres tem 1 Terabyte?
Qual é o sinônimo e antônimo de tranquilo?
O que significa peso no pescoço?
Quando sai a lista de espera do Sisu 2021?
O que é um acontecimento de curta duração?
Quanto tempo leva para juntar 50 mil reais?
Como excluir um aplicativo do celular Samsung?
Qual a principal característica da fase sintética?
Qual o tempo de cicatrização interna?
Quando o sigilo pode ser quebrado?
Como lidar com uma pessoa hiperativa?
Como preparar o leite Aptamil para recém nascido?
Porque fazer brindes personalizados?
O que pode interferir no eletroencefalograma?