Predicado
Tradicionalmente, distinguimos o predicado de uma oração em três tipos, a depender de que elemento figura como seu núcleo: predicado verbal, predicado nominal e predicado verbo-nominal.
Outra forma bastante útil de identificar o predicado é localizando o verbo da oração, pois os verbos sempre estarão no predicado. Contudo, devemos tomar cuidado para não confundir o complemento verbal ou o adjunto adverbial com o sujeito. Ex.: Joana foi ao cinema com João. (sujeito: Joana / predicado: foi ao cinema com João)
Predicado: é o termo da oração que, a partir de um verbo, projeta alguma afirmação sobre o sujeito. Exemplo: A pequena criança contou-se a novidade com alegria no olhar. Sujeito Predicado. Para ajudar a localizar o sujeito, há três critérios:
Exemplos de frases com predicado verbal 1 Os professores ensinaram tudo o que sabiam. 2 Tiago e seus amigos ganharam o jogo de futebol. 3 Eu quero viajar pela Europa. 4 Ela deu-lhe as informações necessárias. 5 Minha avó caiu.
Sujeito inexistente: ocorre quando simplesmente não existe elemento ao qual o predicado se refere. - haver: no sentido de existir, acontecer e na indicação de tempo passado. Exemplo: Houve poucas reclamações. - fazer: na indicação de tempo passado e de fenômenos da natureza.
Porque o número da conta Caixa mudou?
Qual o prazo prescricional para ajuizar uma ação trabalhista após a rescisão contratual?
Como influenciar a mente do consumidor?
O quê ansiedade causa na mente?
Como é feita a correção da hipermetropia?
Porque a pressão no fundo do mar?
Como funciona a polícia de Portugal?
Como funciona a previdência no Banco do Brasil?
Quanto rende a previdência privada do Bradesco?
Como fazer o penteado masculino durar mais tempo?
Como massagear o tendão de Aquiles?
O que acontece se escolher matar o Trevor no GTA V?
Como proteger o ferro da ferrugem?
Como matar lacraia das plantas?