A única maneira de saber com certeza o diagnóstico de endometriose é por meio de um procedimento cirúrgico chamado laparoscopia. No momento da cirurgia, o médico deve avaliar a quantidade, localização e profundidade dos implantes para classificar a endometriose.
Quando o líquido vaza, a paciente sente uma dor abdominal súbita e intensa, embora nem sempre a doença apresenta sintomas. O tamanho dos endometriomas variam de acordo com a gravidade da doença, podendo alcançar um diâmetro entre 0,5 cm até 10 cm.
Endometriose Profunda Trata-se do agravamento da Endometriose Superficial, é mais grave. Vem acompanhada de dor intensa, no período menstrual e fora dele também, durante e após a relação sexual, dificuldade em urinar, ciclos menstruais desregulados, sangramento anal em período menstrual e infertilidade.
Existem quatro tipos de endometriose principais:
Além das dores pélvicas, mulheres com endometriose profunda podem também ter os seguintes sintomas:
Sem dar a devida importância ao problema, muitas vezes considerado frescura, as pacientes convivem por mais de 10 anos com o mal-estar, que aumenta com o passar do tempo, sem investigar a sua origem.
A endometriose profunda corresponde à forma mais grave da endometriose, que acontece quando o tecido endometrial está espalhado por uma área maior, além de ser mais espesso que o normal.
A endometriose afeta seis milhões de brasileiras segundo dados do Ministério da Saúde (MS). Caracterizada principalmente por fortes dores, a doença pode causar infertilidade se não tratada da forma correta.
A endometriose profunda corresponde à forma mais grave da endometriose, que acontece quando o tecido endometrial está espalhado por uma área maior, além de ser mais espesso que o normal.
Estima-se, internacionalmente, que o atraso no diagnóstico chegue a oito anos. Isso acontece muito por conta da não valorização das dores intensas no período menstrual, principal sintoma da enfermidade. A endometriose não só está associada à dor pélvica, mas também à ocorrência de infertilidade.
Quais são os tipos de endometriose? Essa doença pode ser classificada como leve, moderada ou grave. A diferenciação é feita por meio de achados operatórios, do número de lesões e de onde elas estão localizadas, ou seja, depois que a paciente já foi submetida a um procedimento cirúrgico. Ademais, a endometriose pode ser dividida em alguns subtipos.
Entre as pacientes que sofrem com a endometriose, 50% apresentam infertilidade. Aliás, essa é uma das principais causas que dificultam uma gravidez natural. O motivo é justamente o acúmulo de células endometriais na cavidade abdominal, as quais desencadeiam um processo inflamatório que gera lesões e aderência das tubas uterinas.
Endometriose de parede. A endometriose de parede acomete a parede abdominal, localizada próxima ao umbigo. Elas formam nódulos que são mais dolorosos no período menstrual. O diagnóstico é feito por um ultrassom de parede abdominal, de preferência no período menstrual, irá mostrar essa lesão.
O que é bom para engrossar as unhas?
Como um analista realiza uma análise do tipo vertical?
O que é código de barras Cite exemplos?
Qual a diferença entre heparina fracionada e não fracionada?
Como saber se minha filha vai ter olhos claros?
O que é a atividade empresarial?
Quantos anos Henrik Mikaelson tem?
Porque café com leite faz mal?
Quais os bairros mais nobres de Brasília?
Quais são os condicionamento físico?
Quando o governo vai pagar o BEm 2021?
Quais os itens que podem ser classificados no passivo?
Quais são os movimentos migratórios atuais?
O que fazer quando alguém usa o seu CPF?
Quais são as principais aplicações da primeira lei de Newton?