O Estadiamento do Mieloma Múltiplo
Como saber o estágio do mieloma múltiplo? De acordo com o especialista, os três sistemas existentes são: Durie-Salmon, o ISS (International Staging System) e uma atualização deste último. O Durie-Salmon é utilizado desde a década de 1970 e engloba diversos fatores clínicos e laboratoriais.
O mieloma múltiplo é um tipo de câncer que afeta as células produzidas pela medula óssea responsáveis por produzir anticorpos, o que faz com que a pessoa apresente um sistema imunológico mais frágil, aumentando o risco de infecções.
Quimioterapia para Mieloma Múltiplo Sua administração é feita em ciclos, com um período de tratamento, seguido por um período de descanso, para permitir ao corpo um momento de recuperação. O uso de cateteres é necessário.
A maioria dos pacientes com mieloma múltiplo faz parte do grupo de risco porque são idosos e também imunodeprimidos e imunossuprimidos. Eles podem ser infectados como qualquer outra pessoa, mas o problema é que as complicações podem ser mais graves.
O médico hematologista Angelo Maiolino, especialista em Mieloma Múltiplo, diz que essa doença se dá pelo crescimento excessivo de uma célula chamada plasmócito, responsável pela produção de anticorpos.
Um diagnóstico de mieloma múltiplo é feito quando a biópsia ou o mielograma revelam um número anormalmente elevado de plasmócitos na medula óssea.
Radioterapia, utilizada principalmente no tratamento de lesões sólidas (plasmocitomas). A quimioterapia inicial usada para tratar o mieloma múltiplo depende se você é considerado um candidato para o transplante de células-tronco e de seu perfil de risco individual.
Quando estão danificados devido à imunoglobulina monoclonal, o nível da creatinina aumenta, tendo um pior prognóstico. Idade. A idade do paciente também é importante. Estudos mostram que pacientes idosos com mieloma têm uma sobrevida menor. Estado de saúde geral.