Em primeiro lugar, para descobrir a voltagem de um transformador desconhecido, temos que desenrolar e contar quantas voltas de fio ele possui no secundário. Devemos desenrolar e conferir as voltas do secundário porque são menos e o fio é mais grosso, portanto melhor de desenrolar sem quebra-lo.
Alguns fabricantes costumam adotar um código de cores para os fios: o preto é usado para o final de enrolamento do primário enquanto que o vermelho e o marrom são usados para identificar a outra extremidade que pode ser de 110V ou 220V. Por outro lado, os terminais do secundário de baixa tensão usam fios da mesma cor.
Compre um multímetro digital para medir a tensão. Elétricas, lojas de materiais de construção e ferramentas são algumas das lojas que vendem esse aparelho. Coloque as pontas do multímetro nas linhas de entrada para verificar se o primário do transformador não está com curto-circuito.
Como saber se a voltagem é 110V ou 220 V? Existem várias maneiras. Um técnico em eletricidade, provavelmente fará o teste usando um aparelho chamado “Voltímetro”, que é usado exatamente para medir tensões elétricas. Ele colocará os dois terminais do medidor na tomada e fará a leitura da voltagem.
Para encontrar essa tensão vamos precisar do valor da corrente que ainda não temos. Então, para chegar a este valor vamos usar a fórmula da lei de Ohm: Corrente é igual a tensão, dívida pela soma das resistências. A corrente é o que estamos buscando, a tensão é 24V, a resistência 1 – 6Ω e a resistência 2 – 2Ω.
Para testar se existe curto, o melhor procedimento é ligar em série com uma lâmpada de prova. Um brilho anormalmente elevado da lâmpada indica que o transformador está em curto. Medindo a tensão de saída veremos que ela será nula ou extremamente baixa neste caso.
Um caso importante de transformador que deixa o técnico em dúvida é o do transformador com primário de duas tensões, tendo este enrolamento três terminais. O tratamento dado na identificação se assemelha ao do transformador com secundário com enrolamento duplo.
Identifique as características principais do transformador para saber se ele está com algum defeito e quais são as suas entradas e saídas. Após fazer essa análise, teste o transformador com um multímetro digital. Se mesmo assim o aparelho apresentar algum defeito, tente encontrar a solução do problema.
Se isso acontecer, podemos tirar a lâmpada e ligar diretamente o transformador na rede (desde que tenhamos certeza de que seu enrolamento é de 110V ou 220V conforme o caso). Se ligarmos o transformador invertido a alta corrente é limitada pela lâmpada que então acende com brilho normal.
Estes transformadores, quando novos, nem sempre vêm acompanhado do folheto com o modo de ligação de seus terminais conforme a tensão, e para os aproveitados de aparelhos antigos, a coisa se complica: a informação não existe.
Como funciona a avaliação do Uber?
Como funciona barraca do beijo festa junina?
Como funciona uma bomba d'água manual?
Como se preparar para o Soletrando?
Como explicar a balança comercial favorável?
Como funciona a auriculoterapia para perder peso?
Quanto ganha de comissão no telemarketing?
Como saber se a agulha do toca disco está boa?
Como colocar Age of Empires 2 em rede?
O que quer dizer após o café da manhã?
Quais as características do novo acordo ortográfico?
Qual é o significado do carimbo?
Como é que se escreve carnaval?
Como se escreve Munck ou Munck?
Como se escreve o nome cidade?
Como criar uma LAN no Need for Speed Underground 2?
Como escrever caminhão caçamba?