Mede-se a viscosidade de um óleo por sua resistência ao fluxo. Há dois números que definem a viscosidade de um óleo. O primeiro número termina com a letra “W”, que significa inverno (winter, em inglês). Essa medida está relacionada à forma como um óleo flui quando está frio, como na partida do motor.
Viscosidade, em termos técnicos, significa a resistência de um determinado fluído ao escoamento. ... O grau de viscosidade do óleo lubrificante fornece informações sobre a sua fluidez em baixas temperaturas e a proteção ao motor em altas temperaturas.
Tem um grau de viscosidade quente de 40oF, o que significa que é tão viscoso quanto 10w40 em altas temperaturas, mas menos viscoso do que óleos como 15w50.
Pode ser que depois dos 50 mil quilômetros seja mais interessante você aumentar a viscosidade. Tanto que alguns óleos para motor são classificados como para alta quilometragem. E, o que se imagina, é que o motor, a essa altura dos acontecimentos, já esteja queimando um pouco de óleo em excesso.
Ou seja: um óleo de classificação 15W40 tem viscosidade 15 quando em temperatura ambiente (é mais grosso) e 40 quando o motor está em funcionamento (é mais fluído).
A viscosidade do óleo A viscosidade determina a fluidez do composto em determinada temperatura. Quanto mais viscoso o óleo, mais grosso ele será. Dessa forma, os óleos mais líquidos são os menos viscosos.
O índice de viscosidade é uma medida da variação da viscosidade em função da variação da temperatura. Em outras palavras, conseguimos saber de um óleo o quanto a viscosidade é afetada pela temperatura.
O índice de viscosidade é uma das características mais importantes dos lubrificantes industriais. Isso porque a resistência de um fluido ao escoamento, ou viscosidade, é uma das principais características a serem avaliadas quando de sua escolha, assim como a sua variação com a temperatura.
Ou seja: um óleo de classificação 15W40 tem viscosidade 15 quando em temperatura ambiente (é mais grosso) e 40 quando o motor está em funcionamento (é mais fluído).
Se você está se perguntando qual óleo escolher entre 5w30 e 5w40, é melhor escolher 5w30.
Essa viscosidade é medida a baixas temperaturas e tem a letra W (de inverno, em inglês “Winter”) acompanhando o número de classificação. Óleos de verão: são óleos que trabalhem em altas temperaturas, sem o rompimento de sua película lubrificante, pois quanto mais quente o óleo, menos viscoso ele se apresenta.
A viscosidade é indicada pela classificação SAE e trata-se de uma das características mais relevantes ao escolher o lubrificante correto. Já escrevi outras vezes no blog sobre as siglas que podem confundir sua cabeça quando se trata de óleo lubrificante. No entanto, continuam surgindo dúvidas.
Isso é ótimo porque um óleo muito fluido queimaria muito rápido devido à temperatura e não conseguiria lubrificar as peças plenamente. Não é preciso abrir o óleo para testar o grau de viscosidade. Quanto maior for a numeração na embalagem, maior a viscosidade do óleo. Vamos comparar os óleos 5W-30 e 10W-30 para facilitar o entendimento.
Graus de viscosidade a quente (comportamento da viscosidade do óleo a quente). Um óleo com grau de viscosidade 0W20 terá o grau de viscosidade a quente definido pelo número 20, enquanto um óleo 0W40, terá seu comportamento a quente ditado pelo número 40.
O que leva uma pessoa a tirar o visto por último?
Como funciona a Colônia dos Pescadores?
Como preparar o sal amargo para limpar o intestino?
O que é Licença-maternidade estendida?
Para que é bom sabonete de barbatimão?
Como funciona a lei de Joanna Maranhão?
Como faço para acessar o curso da Fundação Bradesco?
O que são custos variáveis de uma empresa?
Como ativar o Scroll Lock do teclado?
Como esquentar hambúrguer na frigideira?
O que é a Assembleia Geral e o Conselho de Segurança da ONU?