A avaliação da “idade óssea” ou maturação esquelética é realizada através de um exame radiográfico da mão e do punho não-dominantes do paciente. O objetivo é determinar o grau de “maturação” dos ossos através da avaliação dos espaços entre eles, onde estão localizadas as cartilagens de crescimento.
Como fazer esse cálculo? Uma das formas mais comuns de fazer o cálculo da idade óssea de um paciente é por meio do método de Bjork, Grave e Brow, em que é realizado um raio-X da mão e do punho do indivíduo. Também é comum o uso do método de Demirjian, que analisa um raio-X panorâmico da arcada dentária do paciente.
Provavelmente, o médico pedirá o raio-X do punho, que estipula a idade óssea da criança. Há a possibilidade de haver um atraso no crescimento e na puberdade - aos 8 anos, por exemplo, o paciente tem idade óssea de 6. Isso significa que ele pode ter potencial para crescer mais, futuramente.
A idade óssea representa o grau de maturação dos ossos e, portanto, o quanto do crescimento já ocorreu. Seu avanço indica que o potencial de crescimento futuro está reduzido. Frequentemente, isso está relacionado à antecipação puberal ou ao excesso de peso (sobrepeso ou obesidade).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. A idade óssea é uma maneira de descrever o grau de maturação dos ossos de uma criança. Durante o crescimento da pessoa desde a vida fetal até à infância, à puberdade e ao seu final como um adulto jovem, os ossos do esqueleto mudam de tamanho e forma.
Exame de ossos ajuda a determinar se idade óssea da criança é compatível com a idade e se ela pode crescer mais. Foto: Bigstock. Se a criança tem baixa estatura, mas tem boa saúde e está com a idade óssea normal, o tratamento hormonal não é recomendado. Nesse caso, o ganho é ínfimo ou inexistente.
Primeiro, o nível de maturação de cada osso é categorizado em um estágio. Depois, cada estágio é substituído por uma pontuação e um valor total é calculado. Por fim, essa pontuação final é transformada em “idade óssea” e o crescimento é avaliado. Por que é importante calcular a idade óssea do seu filho?
Idade óssea avançada. Também é uma situação que demanda atenção quando há aumento da velocidade de crescimento e a idade óssea está adiantada em relação à cronológica. Um exemplo disso seria o quadro de puberdade precoce, que pode levar a consequências irreversíveis à estatura caso não seja tratado a tempo.
Como visualizar no Word uma folha de cada vez?
Quais as melhores plantas para cerca viva?
Qual o limite de decibéis para som automotivo?
Quem é o maior medalhista do judô brasileiro?
Pode usar a nova lei de licitação?
Quanto tempo o câncer se desenvolve?
Quais são os principais problemas vivenciados na escola?
Quais são os 4 volumes pulmonares?
Quando se preocupar com palpitações?
Quanto tempo para acordar de um coma induzido?
Quando que o Polnareff aparece na parte 5?
Como devo tomar amoxicilina 500mg?
Quais notas formam o acorde de Dó Maior?
Quais são as matérias de competência originária e recursais do STJ?
O que quer dizer localização na serventia mandado de pagamento pronto?