Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. Quando um tipo específico de expressão — aquela que indica tempo, lugar, modo e outros — iniciar a frase, usa-se vírgula. Em outras palavras, separa-se o adjunto adverbial antecipado.
Como usar a vírgula corretamente nos seus textosUse vírgula nas enumerações. ... Use vírgula antes das orações introduzidas por E, MAS, OU, NEM e POIS. ... Use vírgula para assinalar o deslocamento de adjuntos e orações adverbiais. ... Use vírgula para separar o aposto. ... Para separar o vocativo.
Não sendo exaustiva, refiro, no entanto, que:Como pronome relativo, o que é precedido de vírgula, quando inicia orações explicativas. ... Como conjunção explicativa ou causal, é sempre precedido de vírgula. ... Como conjunção consecutiva, também é precedido de vírgula.
Antes de pronome relativo, a vírgula será proibida se a oração introduzida por ele for RESTRITIVA; será obrigatória se a oração introduzida por ele for NÃO-RESTRITIVA ou EXPLICATIVA.
Se a frase for uma pergunta e o pronome “que” for utilizado no final, deve ser acentuado – “o quê”. No entanto, se for apenas usado para mostrar ou realçar algo no começo ou no meio da frase, não deve ser acentuado – “o que”. Agora, caso seja uma expressão de sentimento, ou seja, uma interjeição, é melhor usar “quê”.
33 curiosidades que você vai gostar
Uso da vírgula: 5 dicas básicas para não errar mais1 – Nunca devemos separar o sujeito do verbo e nem dos complementos deste verbo. ... 2 – A vírgula sempre irá assinalar o vocativo (o termo com que se evoca alguém ou uma figura). ... 3 – De forma geral, nós colocamos a vírgula antes da conjunção “pois”.
Enquanto pronome interrogativo, QUÊ é sempre acentuado quando aparece no final das frases. Quando sozinho pode se referir a uma indicação para repetir uma fala, como oi e diz. Exemplos de QUÊ como interrogação: Ele está procurando o quê?
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
que o acento circunflexo deve ser usado como distintivo ou diferencial entre “porquê (quando é substantivo ou vem no fim da frase) e porque (conj.)” e entre “quê (s.m., interj., ou pron. no fim da frase) e que (adv., conj., pron. ou part. expletiva)”.
Dentre os empregos da vírgula destacam-se os casos em que certas palavras ou expressões indicam, por si só, uma idéia completa e distinta dos outros termos da oração da qual participam. Para isolar essas palavras ou expressões utilizamos o recurso da vírgula, obrigatória nesse caso.
Nas frases apresentadas (e ainda que a primeira esteja incompleta), a locução conjuncional «desde que» tem o significado de «com a condição de que» e pode ser substituída por outras locuções subordinativas condicionais, como «contanto que» e «uma vez que».
Quanto tempo as pessoas passam no celular?
Quanto tempo para ficar pronto o passaporte?
Quando ocorre a prescrição intercorrente na Justiça do trabalho?
Qual o tempo de vida de uma pessoa com epilepsia?
O que é clínquer e sua utilização?
Quem foi Rui Barbosa biografia?
Por que Tiradentes foi escolhido como herói?
Porque Gêmeos combina com Libra?
Qual foi o motivo da revolta federalista?
Qual a importância de uma Olimpíada para um atleta?
Como atrair clientes para o meu comércio?
Quais iPhone já saíram de linha?
O que é bom passar no cabelo antes da chapinha?