Segundo a norma brasileira, para ser considerado um pilar-parede, a menor dimensão do elemento deve ser menor que 1/5 da maior. A título de curiosidade, um elemento de seção transversal submetido à compressão com 14 x 60 cm no Eurocode é considerado pilar-parede e pela norma brasileira um pilar.
Dimensão mínima De acordo com o item 13.2.3 da norma NBR 6118, a menor dimensão dimensão dos pilares não pode ser inferior a 19 cm. Em casos especiais, a norma permite que seja utilizada seção menor que 19, desde que ainda seja superior a 14 cm.
Primeiro você deve calcular o volume de cada pilar, para isso basta multiplicar a largura x comprimento x altura do pilar. Depois multiplique o volume da coluna individual pela quantidade de colunas para obter o volume total.
360 cm²
Pilares. A menor dimensão para pilares é de 19 cm, sendo aceitável sua redução até 14 cm caso seja adicionado o coeficiente de majoração da tabela abaixo. Ainda é necessário que a seção transversal do pilar possua área mínima de 360 cm².
A largura da malha deve ser tal que permita à sua volta uma camada de concreto de pelo menos 3 cm. Por exemplo, se utilizar tijolo em pé, de 30 cm de comprimento por 12 cm de largura, terá de fazer a malha com 24 x 6 cm. Se utilizar tijolo deitado, com as dimensões de 20 x 30 cm, a malha será de 14 x 24 cm.
Pré-dimensionamento de pilares. As normas técnicas brasileiras recomendam que as dimensões a e b sejam iguais ou maiores que 19 cm, porém, em casos especiais, admitem que uma das dimensões seja de, até, 14 cm, desde que a área da seção seja maior ou igual a 360 cm2.
360 cm²
Pilares. A menor dimensão para pilares é de 19 cm, sendo aceitável sua redução até 14 cm caso seja adicionado o coeficiente de majoração da tabela abaixo. Ainda é necessário que a seção transversal do pilar possua área mínima de 360 cm².
Os pilares de contraventamento tem como função principal resistir às ações horizontais (vento). Normalmente estas estruturas são: Paredes ou pilares de grandes dimensões; ● Caixas de elevadores e escadas; ● Estruturas treliçadas; ● Pórticos, etc.
No nosso exemplo, cada coluna tem 400 cm (4 metros) e um estribo a cada 20 cm....Para saber quantos estribos vão em cada coluna, basta dividir 400 por 20, que dá um total de 20 estribos.
Porém, em casos especiais, permite-se utilizar a menor dimensão entre 14 e 19 cm, desde que se multipliquem os esforços solicitantes de cálculo por coeficiente adicional γn de acordo com tabela abaixo. Outro aspecto importante trata da seção mínima do pilar: “Em qualquer caso, não se permite pilar com seção transversal de área inferior a 360 cm ².
Além dos momentos obtidos da análise da estrutura, os pilares também são dimensionados considerando outros fatores, como momento fletor de segunda ordem local (M2d), momento decorrente da fluência (Mcd) e momento acidental (Mad).
O eurocode -1-1 2004), por exemplo, limita a maior dimensão “h” ao valor de 4 vezes a menor dimensão. Se essa relação ultrapassar 4 vezes o código europeu considera esse tipo de elemento como pilar-parede.
Posteriormente em sua revisão de 2003 a norma manteve 12 cm como a menor dimensão permitida para pilares, indicando um coeficiente de ajuste de γn = 1,35 para solicitações finais de cálculo. Ou seja, era 10 cm, depois 12 cm e agora 14 cm.
Como se vender em uma entrevista de emprego?
Quais os documentos que uma pessoa possui?
O que faz um Motorista da prefeitura?
Como é que as estrelas morrem?
O que causa seletividade alimentar?
Quais são os tipos de controle biológico?
Como é o processo de produção do vidro temperado?
Quantas viagens à Lua o homem fez?
Onde fica localizado o estresse?
Tem arquitetura na Columbia University?
Qual lugar mais procurado no Nordeste?
Em que ep o Luffy usa o Gear 3?
Como a corrente elétrica pode provocar transformações químicas?
Quais são os app que realmente pagam?