Diz-se que a barreira do som foi rompida quando um objeto ultrapassa a velocidade do som no ar, que é de aproximadamente 1224 km/h (340 m/s). Ao atingir tamanha rapidez, o objeto atropela as ondas sonoras geradas por ele próprio. O efeito é uma grande onda de choque, que provoca um grande estrondo.
Yeager foi um piloto de combate na Segunda Guerra Mundial que ganhou fama ao romper a barreira do som na aeronave experimental Bell X-1 em 14 de outubro de 1947.
Causas. Quando um objeto atravessa o ar ele cria uma série de ondas de pressão à sua frente e atrás, similar às ondas criadas pelo deslocamento de um barco. Essas ondas viajam na velocidade do som e, conforme a velocidade do objeto aumenta, as ondas são comprimidas, pois elas não podem sair do caminho umas das outras.
1224 km/h
A velocidade de propagação dessas ondas no ar, em condições normais, é de aproximadamente 1224 km/h (340m/s). Portanto, no momento em que um avião supersônico acelera e chega a essa velocidade, dizemos que a barreira do som foi atingida e, ao ultrapassar a marca dos 1224 km/h, a aeronave rompe essa barreira.
Bell X-1
Ainda que seja lembrado por muitos por quebrar a barreira do som, em 1947, com o avião-foguete Bell X-1, Yeager teve uma longa e brilhante carreira na força aérea dos Estados Unidos.
Quando um objeto qualquer, como um avião, se desloca na atmosfera, comprime o ar à sua volta, principalmente à frente, criando ondas de pressão. Todavia, quando um avião voa a uma velocidade inferior à do som, as ondas de pressão viajam mais rápido, espalhando-se para todos os lados, inclusive à frente do avião.
Supersônica: Entre 1.2 Ma até 3 Ma. Hipersônica: Ma > 3.
Relação entre a velocidade verdadeira e a velocidade do som. ... O número Mach 1,00 é igual à velocidade do som, isto é, 1216 km/hora ao nível do mar.
Velocidade do som é a rapidez em que uma onda sonora é capaz de se propagar através do espaço. Ela depende do meio em que essa onda se propaga, mas também de outros fatores a ele relacionados, tais como temperatura e pressão.
No momento em que um corpo atinge a velocidade do som, as ondas sonoras por ele produzidas se deslocam junto com o corpo, por isso uma grande zona de pressão é formada na frente do móvel. Na imagem, é possível visualizar o avião passando pela barreira do som.
Como a água, quando comprimida, reage bem mais rápido que o ar (ou seja, tem mais elasticidade), a velocidade das ondas sonoras é maior dentro dela. A velocidade do som na água foi determinada em 1 435 m/s durante experiências realizadas em um lago na Suíça, pelos físicos Jacques Sturm, francês, e Daniel Colladon, suíço, em 1826.
Essa unidade é uma homenagem ao físico austríaco Ernest Mach, que foi o primeiro a conseguir medir a velocidade de propagação do som no ar. O "Mach 1", o "Mach 2", o "Mach 3", o "Mach 4" e o "Mach 5" (6.130 km/h) nada mais são do que múltiplos da velocidade do som.
Como fazer para ser um milionário?
Como ser um microempreendedor individual pelo Sebrae?
O que é ser um pensador crítico?
Como ser um bom gestor e líder?
Quanto é o salário de um mergulhador profissional?
Como instalar pacotes AUR no Manjaro?
O que precisa para ser um projetista elétrico?
Como ser um líder carismático?
Qual o valor da mensalidade da maçonaria?
O que fazer para ser um lutador?
Tem que pagar para participar do Rotary?
Quando o chefe chama a atenção na frente dos outros?
Quanto tempo demora um curso de mecânica automotiva?
Onde instalar ventilador de parede?
Como trabalhar em uma orquestra?
Como usar Fake GPS no Pokemon Go 2021?